Hotelaria desacelera em setembro apesar de acréscimo da procura internacional

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) - A procura de hotéis desacelerou ligeiramente em setembro, com um total de 5,3 milhões de dormidas, o que significa uma variação de 9,9%, inferior aos 11,3% registados em agosto, apesar do acréscimo do mercado externo.

Segundo as estatísticas da Atividade Turística, hoje divulgadas pelo INE, as dormidas do mercado interno aumentaram 10,5% em termos homólogos (1,5 milhões), abaixo dos 16,1% do mês anterior, enquanto a procura de residentes no estrangeiro progrediu 9,7%, para 3,8 milhões, acima dos 8,6% de agosto.

O setor da hotelaria recebeu 1,7 milhões de hóspedes em setembro (um crescimento homólogo de 10,6%), com as dormidas a aumentarem em quase todas as categorias, destacando-se os hotéis (13,3%), pousadas (9,8%) e apartamentos turísticos (9,4%).

Os únicos que tiveram uma evolução negativa foram os hotéis-apartamentos de cinco estrelas (-3,3%)

Em termos de não residentes, Brasil, Bélgica e França tiveram os crescimentos mais significativos de dormidas em setembro (18,3%, 16,1% e 15,1%), enquanto o mercado britânico, que representa mais de um quarto do total, avançou apenas 6,3%.

O Algarve foi o destino escolhido por 39,3% dos hóspedes, seguindo-se Lisboa (23,4%), Madeira (11,8%) e Norte (11,3%).

Em termos acumulados, nos primeiros nove meses de 2014, as dormidas de residentes superaram as de não residentes (13,3% e 9,4%, respetivamente), tendo em conta o acréscimo de turistas nacionais acima de 16% em alguns meses como abril, maio, julho e agosto.

Em setembro, a estada média foi de 3,02 noites (-0,6%), tendo aumentado no Alentejo (3,7%) e em Lisboa (2,8%)

Os proveitos totais resultantes da atividade turística do alojamento tiveram um acréscimo de 13,3%, totalizando 261 milhões de euros.

Os proveitos de aposento (relativos apenas às dormidas) aumentaram 14,1%, para 185,7 milhões de euros.

Os resultados estiveram em linha com o mês de agosto (13,8% e 13,9%, respetivamente).

O rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) foi de 45,1 euros, o que corresponde a um aumento de 9,5% face a setembro de 2013 (10,1% em agosto de 2014).

Em Lisboa registou-se o valor mais elevado deste indicador, 67 euros, e também o maior aumento (14,5%).

RCR// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.