Revisão do contrato colectivo de trabalho no calçado prevê aumento de massa salarial de 3,5%

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 14 nov (Lusa) - A Associação Portuguesa do calçado e o sindicato chegaram a acordo para a revisão do contrato coletivo de trabalho para o setor, estando previsto o aumento da massa salarial de 3,5% de 40 mil trabalhadores.

No dia em que o Presidente da República, Cavaco Silva, dedica um roteiro da economia dinâmica à indústria do calçado, fonte oficial da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele (APICCAPS) anunciou hoje à agência Lusa o acordo alcançado com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal (FESETE).

A revisão do contrato coletivo de trabalho para o setor, que abrange duas mil empresas e 40 mil trabalhadores, prevê o aumento da massa salarial de 3,5% já a partir deste ano.

De acordo com a mesma fonte da APICCAPS, as empresas repartem assim com os trabalhadores os "sucessos nos mercados externos".

A associação do setor realça ainda que as exportações aumentaram mais de 50% nos últimos cinco anos, vendendo para 160 mercados dos cinco continentes 95% da produção.

Segundo a APICCAPS, o calçado - sendo apontado como caso de estudo a nível da competitividade - quer ser reconhecido pelas melhores práticas sociais.

JF// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.