Ana Seara estreia na Casa da Música "Mar de Sophia" que "são todos os portugueses"

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 14 nov (Lusa) -- A jovem compositora em residência 2014 da Casa da Música, Ana Seara, vai estrear, no sábado, a obra "Mar de Sophia", partindo do poema "Fundo do mar" e que a autora considera que pode representar "todos os portugueses".

"Se calhar o 'Mar de Sophia' somos todos nós, todos os portugueses", refletiu a compositora, em conversa com a Lusa, reconhecendo que a sua paixão pela leitura nasceu depois de ter lido "A Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner.

Ana Seara recordou que a estreia da peça dá-se no mês em que Sophia faria anos, no ano de 2014, ou seja, 10 anos depois da sua morte, mas também se dá o caso de ser no Porto, cidade da escritora, e numa Casa da Música "em que se pode ver o mar".

A compositora disse que a única referência que lhe foi dada pela direção artística da Casa da Música foi a de que 2014 seria o Ano do Oriente na instituição, pelo que poderia ou não ligar-se ao tema.

"Não sabia ao certo, na altura em que me foi falado, quais as obras que ia partilhar no concerto, mas quando me falaram em Ano do Oriente e em ter compositores orientais também a fazer estreias de obras percebi qual era o ambiente que ia existir e que eu ia estar a partilhar, mas tentei sempre manter as minhas próprias referências", afirmou Ana Seara.

Assim, a partir do poema "Fundo do mar" ("No fundo do mar há brancos pavores,/Onde as plantas são animais/E os animais são flores"), a compositora continuou para a criação da obra.

"A estrutura do poema pareceu-me claríssima para estrutura de uma obra e apesar de não ser uma obra descritiva do poema, consigo fazer alguns 'highlights' [sublinhados] do poema e colocá-los nas várias secções da peça e depois foi uma procura tímbrica", declarou a jovem compositora.

Também no sábado, vai haver a estreia nacional da peça "Fluss, para quarteto de cordas e orquestra", de Toshio Hosokawa, e interpretações de "Zero Points", de Peter Eötvös, e "O canto do rouxinol", de Stravinski, pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

TDI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados