Seis barras fechadas e quatro condicionadas devido a forte agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 nov (Lusa) -- Seis barras da costa portuguesa estão hoje fechadas e quatro condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com a informação disponibilizada pela Marinha.

Segundo a informação colocada no 'site' da Marinha Portuguesa na Internet, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Povoa do Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto encontram-se encerradas a toda a navegação.

Já as barras do Douro, Aveiro estão condicionadas a embarcações de comprimento inferior a 15 metros, Figueira da Foz a embarcações de comprimento inferior a 35 metros, enquanto em Faro estão fechadas a embarcações inferiores a 10 metros de comprimento.

A costa portuguesa encontra-se hoje sob aviso amarelo devido à previsão de ondulação forte, enquanto para os distritos a norte de Leiria está prevista chuva e vento forte, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o 'site' do IPMA na Internet, o aviso amarelo para a agitação marítima vigora nos 10 distritos da costa portuguesa entre as 03:00 da madrugada de hoje até às 07:00 domingo, já que estão previstas ondas entre os quatro e os cinco metros.

O IPMA prevê para hoje céu muito nublado, com abertas a partir da manhã. Períodos de chuva, por vezes forte na região sul, passando gradualmente a regime de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada nas regiões norte e centro, onde poderão ser de granizo.

Está prevista também a queda de neve acima de 1.800 metros, descendo a cota para 1.400 metros ao longo do dia.

De acordo como IPMA, há ainda uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões norte e centro, assim como da temperatura máxima em todo o país.

Quanto às temperaturas previstas para hoje, Faro e Sagres vão chegar aos 19 graus celsius, Sines apresenta 18, Lisboa, Beja e Leiria aos 17, Coimbra e Porto aos 16, Guarda e Bragança vão ser as cidades mais frias, com 9 e 11 graus respetivamente.

Nos Açores, para as ilhas do grupo ocidental e central estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto e períodos de chuva a partir da noite. No grupo oriental estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiro fracos durante a madrugada.

Em Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada são esperados 18 graus de máxima enquanto a Horta regista 17.

RCP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.