Costa portuguesa sob aviso amarelo devido à ondulação

Costa portuguesa sob aviso amarelo devido à ondulação
| País
Porto Canal

A costa portuguesa encontra-se hoje sob aviso amarelo devido à previsão de ondulação forte, enquanto para os distritos a norte de Leiria está prevista chuva e vento forte, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o 'site' do IPMA na Internet, o aviso amarelo para a agitação marítima vigora nos 10 distritos da costa portuguesa entre as 03:00 da madrugada de hoje até às 07:00 domingo, já que estão previstas ondas entre os quatro e os cinco metros.

Os distritos a norte de Leiria - Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Aveiro, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Bragança -- têm aviso amarelo para o vento forte com rajadas que podem atingir os 70 km/hora e nas terras altas os 90 km /hora, além da chuva forte que poderá ser de granizo acompanhada de trovoada.

Para estes distritos, os avisos vigoram até às 09:00 de hoje para o vento forte, enquanto o da chuva forte estende-se até às 21:00 igualmente do dia de hoje.

A costa norte da ilha da Madeira encontra-se sob aviso amarelo devido à forte ondulação, assim como Porto Santo, com o aviso a vigorar entre as 10:00 de hoje até às 12:00 de sábado. As temperaturas vão rondar os 24 graus no Funchal.

O IPMA prevê para hoje céu muito nublado, com abertas a partir da manhã. Períodos de chuva, por vezes forte na região sul, passando gradualmente a regime de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada nas regiões norte e centro, onde poderão ser de granizo.

Está prevista também a queda de neve acima de 1.800 metros, descendo a cota para 1.400 metros ao longo do dia.

De acordo como IPMA, há ainda uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões norte e centro, assim como da temperatura máxima em todo o país.

Quanto às temperaturas previstas para hoje, Faro e Sagres vão chegar aos 19 graus celsius, Sines apresenta 18, Lisboa, Beja e Leiria aos 17, Coimbra e Porto aos 16, Guarda e Bragança vão ser as cidades mais frias, com 9 e 11 graus respetivamente.

Nos Açores, para as ilhas do grupo ocidental e central estão previstos períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto e períodos de chuva a partir da noite. No grupo oriental estão previstos períodos de céu muito nublado com boas abertas e aguaceiro fracos durante a madrugada.

Em Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada são esperados 18 graus de máxima enquanto a Horta regista 17.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".