Presidente da PT Portugal afirma que a empresa continua forte e sólida apesar de tudo

Presidente da PT Portugal afirma que a empresa continua forte e sólida apesar de tudo
| Economia
Porto Canal

O presidente da PT Portugal, Armando Almeida, disse hoje que os resultados da empresa no terceiro trimestre "são bem claros" e demonstram que "apesar de tudo o que está a acontecer à volta", a operadora continua forte e sólida.

Armando Almeida falava aos jornalistas na noite de quinta-feira, à margem do jantar-debate dos 30 anos da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), que reuniu antigos presidentes da Portugal Telecom (PT), os líderes dos CTT, Impresa, Vodafone Portugal, entre outros, em Lisboa.

Questionado sobre o facto de o interesse na compra da PT Portugal poder estar a afetar a empresa, Armando Almeida afirmou: "Acho que os resultados são bem claros de que, apesar de tudo o que está a acontecer à volta da nossa empresa, nós continuamos fortes, sólidos como empresa que Portugal necessita".

A PT Portugal, que é detida pela operadora brasileira Oi, apresentou resultados do terceiro trimestre na quinta-feira.

"Ganhámos 'market share' [quota de mercado] versus à nossa concorrência, crescemos na televisão, crescemos na parte móvel, crescemos na convergência e crescemos mais do que qualquer um dos nossos concorrentes", disse o gestor.

No terceiro trimestre, "as receitas caíram 3,3% num mercado onde todos os nossos outros concorrentes caíram mais do que nós caímos. (...) Neste momento sentimo-nos relativamente satisfeitos de termos conseguido neste mercado supercompetitivo entregar os melhores resultados da indústria", acrescentou o presidente da PT Portugal.

"Obviamente, a PT é uma empresa importante para Portugal", salientou, apontando que "apesar de tudo o que falavam que a PT estava a ser destruída, que havia problemas", a operadora conseguiu "mais uma vez" mostrar que é "uma grande empresa".

Questionado sobre o projeto de reorganização da empresa, Armando Almeida disse que este será apresentado até final deste mês.

Relativamente a queixas da parte dos fornecedores devido a um eventual abrandamento das decisões da empresa, Armando Almeida afirmou: "Não temos nenhumas queixas dos nossos fornecedores, são importantes para a nossa empresa, fazem parte do nosso ecossistema".

E rejeitou que a gestão da PT Portugal esteja condicionada face às duas ofertas de compra apresentadas quer pelo grupo francês Altice, como pelos fundos Apax e Bain Capital.

"Não estamos condicionados, continuamos a investir, continuamos a apresentar bons resultados, ganhámos uma quantidade de clientes que iremos anunciar", disse, lembrando que a PT Portugal também ganhou a conta dos CTT.

Sobre se o plano de reestruturação que está a ser preparado inclui apenas o cenário de fusão, Armando Almeida garantiu que a PT Portugal está focada no mercado português.

A empresa está a trabalhar no cenário de "continuar a liderar, inovar" e a ter "a melhor eficiência operacional do setor, mas totalmente focado na entrega deste plano para Portugal", concluiu.

Os antigos presidentes da PT Murteira Nabo e Miguel Horta e Costa escusaram-se a fazer declarações sobre o momento que a operadora atravessa, tal como o presidente dos CTT, Francisco de Lacerda.

Além da PT Portugal, a Portugal Telecom SGPS está a ser alvo de interesse de compra por parte da empresária angolana Isabel dos Santos.

A PT SGPS detém 25% da brasileira Oi e a dívida de quase 900 milhões de euros da Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES).

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alteraçõoes nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.