Taxa de inflação anual da zona euro fica nos 0,4% em Outubro

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 14 nov (Lusa) - O Eurostat confirmou hoje que a taxa de inflação anual na zona euro ficou em 0,4% em outubro, ligeiramente acima dos 0,3% de setembro, enquanto em Portugal o aumento dos preços foi de 0,1%.

Ainda de acordo com o gabinete de estatísticas europeu, já na União Europeia (UE) a taxa de inflação anual foi de 0,5% em outubro, face aos 0,4% do mês anterior. Em outubro do ano passado, a taxa de inflação anual fixou-se nos 0,7% nos 18 países da zona euro e nos 0,9% nos 28 Estados-membros da União Europeia.

Em Portugal, a taxa de inflação anual ficou em 0,1% em outubro, significando alguma recuperação dos preços depois da taxa de inflação nula de setembro (0,0%) e da taxa negativa registada nos meses anteriores.

Quanto aos outros Estados-membros, destaque para as taxas de inflação negativas registadas em outubro na Grécia (-1,8%), Bulgária (-1,5%), Hungria e Polónia (-0,3% cada um) e Espanha (-0,2%), enquanto as taxas mais altas encontram-se na Roménia (1,8%), Áustria (1,4%) e Finlândia (1,2%).

Por setores, contribuíram para uma subida dos preços na zona euro sobretudo os restaurantes e cafés (+0,08 pontos percentuais), as rendas (+0,07 pontos percentuais) e o tabaco (+0,05 pontos percentuais), enquanto em baixa tiveram impacto combustíveis para transportes (-0,17 p.p.), telecomunicações (-0,10 p.p. cada) e combustíveis líquidos (-0,09 p.p.).

A taxa de inflação anual mede a variação do nível de preços entre um mês e o mesmo mês do ano anterior.

IM // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.