França vai distinguir o realizador Manoel de Oliveira com Legião de Honra

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 nov (Lusa) - O realizador português Manoel de Oliveira será condecorado em dezembro, no Porto, com as insígnias de Grande Oficial da Legião de Honra de França, foi hoje anunciado.

De acordo com a embaixada de França, a condecoração será entregue a 09 de dezembro, dias antes de Manoel de Oliveira celebrar 106 anos, no Museu da Fundação de Serralves, no Porto.

O grau de "Grand Officier" é atribuído a título excecional "para recompensar uma personalidade e uma carreira fora do comum", sustenta a república francesa.

A insígnia será entregue a Manoel de Oliveira pelo embaixador de França em Portugal, Jean-François Blarel.

Considerada a mais alta condecoração francesa, a Legião de Honra foi criada em 1802 e é atribuída pelo Presidente de República de França.

Manoel de Oliveira, o mais velho realizador do mundo em atividade, nasceu no Porto a 11 de dezembro de 1908.

No dia do aniversário, estreará nos cinemas o mais recente filme, a curta-metragem "O velho do Restelo", que reúne num banco de jardim do século XXI personagens e escritores históricos: Dom Quixote, Luís Vaz de Camões, Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.