Grupo espanhol Globalia reitera interesse na compra da TAP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 nov (Lusa) -- O grupo espanhol Globalia reiterou hoje o interesse na compra da TAP, considerando positiva a decisão do Governo português de privatizar até 66% da companhia aérea, uma vez que permite ao comprador uma posição de controlo.

"Aplaudimos a decisão" de privatizar até 66% do capital social da TAP SGPS, afirmou fonte oficial da Globalia em resposta à Lusa, considerando "mais positiva" esta opção do que a venda de 49% da companhia aérea, uma vez que "permite ao comprador ter uma posição de controlo".

"A decisão [do Governo português] é positiva. Reiteramos o nosso interesse pela TAP", acrescentou a mesma fonte, adiantando que o grupo espanhol vai "estudar o processo, as 'letras pequenas'" e "ver o que se passa com a dívida" da transportadora.

O grupo espanhol, dono da Air Europa, foi até 2008 sócio da companhia aérea no negócio do 'handling' (assistência em terra nos aeroportos).

O Governo aprovou hoje um processo de privatização da TAP, pela alienação de ações representativas de até 66% do capital social da TAP SGPS (61% na modalidade de venda direta de referência, a um ou mais investidores nacionais ou estrangeiros, e 5% por aquisição por parte dos trabalhadores).

Além do grupo espanhol Globalia, têm sido apontados como interessados na compra da TAP o empresário português Miguel Pais do Amaral, com o antigo dono da Continental Airlines, Frank Lorenzo, o empresário Gérman Efromovich e a companhia brasileira Azul.

Contactado hoje pela Lusa, o empresário Miguel Pais do Amaral disse que vai analisar com o consórcio financeiro a privatização de 66% da TAP e lembrou que o projeto que tinha para a companhia aérea era sobre 100% da empresa.

CSJ/(IEL/ALU/JNM)//ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.