Editoras portuguesas de livros de fotografia cumprem "ritual anual" em Paris

| País
Porto Canal / Agências

Paris, 13 nov (Lusa) - O Offprint Paris, salão dos editores de livros de arte contemporânea, de fotografia e de design, volta a contar com duas editoras portuguesas, numa "espécie de ritual anual", disse à Lusa o fotógrafo André Príncipe.

"Se não fosse o Offprint, tenho a certeza que a Pierre von Kleist nunca teria existido da forma que é hoje. Fomos ao primeiro Offprint, que foi uma espécie de momento fundador", sublinhou o também fundador da editora especializada em livros de fotografia, Pierre von Kleist Editions.

Além da Pierre von Kleist (PvK), outra editora portuguesa, a Ghost, se destaca no lote de 130 participantes de quase 20 países que se reúnem entre amanhã e domingo, nas Belas Artes de Paris, na mesma altura em que decorre o Paris Photo, o salão internacional de fotografia, e num mês dedicado à fotografia na capital francesa.

A Pierre von Kleist celebra este ano o quinto aniversário e está presente no Offprint desde a primeira edição, em 2009, algo que contribuiu para dar "uma espécie de escala" à editora, admitiu o outro fundador da PvK, o fotógrafo José Pedro Cortes.

"Foi aí que começámos a ensaiar esta relação do que é ter uma editora em Lisboa e pensar globalmente na distribuição dos nossos livros. Só faz sentido se conseguirmos vir cá. Estar em Paris, Londres ou Amesterdão é fundamental para o nosso círculo de atividades. Desde cedo achámos que a Pierre tinha de existir neste formato: tínhamos de estar no centro dos livros", explicou José Pedro Cortes.

A editora especializada em livros de fotografia apresenta no Offprint obras recentes como "Tokyo Diaries", de André Príncipe e Marco Martins, e "The Club", de Pedro Letria.

Concebida como "uma operação europeia e mundial", a PvK teve de "contornar os vícios do mercado livreiro em Portugal", contando com cerca de 30 lojas espalhadas pelo mundo, "meia dúzia" em Portugal e uma loja online (http://www.pierrevonkleist.com/ ), acrescentou André Príncipe.

O aniversário da editora vai ser comemorado a 20 de novembro, na Galeria Pedro Alfacinha, em Lisboa, quando da inauguração da exposição "Antena 2", de André Príncipe, e da estreia do seu filme "Campo de Flamingos Sem Flamingos".

José Pedro Cortes está, por seu lado, a trabalhar num novo livro e prevê uma exposição em outubro de 2015, depois de um "período intenso" marcado pela nomeação para o BES Photo e pela inauguração de uma exposição em São Paulo.

Também presente na Offprint Paris, pelo terceiro ano consecutivo, está a editora Ghost, da fotógrafa Patrícia Almeida e do programador de eventos artísticos David-Alexandre Guéniot.

O objetivo, para Patrícia Almeida, é "estender a capacidade de distribuição", e criar livros "mais próximos da própria obra do artista e da obra de arte".

A editora tem três anos e expõe no Offprint as publicações mais recentes, como "Grace and John", de Patrícia Almeida, "uma espécie de escultura em papel", e "Vende-se", de Augusto Brázio, além de "edições especiais que são tiragens mais limitadas".

Patrícia Almeida tem, ainda patente, uma instalação na exposição "Horizontes", na Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, até 20 de dezembro, e vai lançar nova publicação a ser apresentada no Deichtorhallen - Centro Internacional de Arte e Fotografia de Hamburgo, na Alemanha, a partir de 24 de abril do próximo ano.

Além do Offprint Paris, decorre, até sábado, o Polycopies - mercado do livro de fotografia, a bordo de um barco no rio Sena -, que conta com a participação da livraria portuguesa STET, fundada pela curadora Filipa Valladares.

CAYB // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".