PS considera inaceitável que Estado fique sem controlo maioritário da TAP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 nov (Lusa) - O PS considerou hoje "inaceitável" a decisão do Governo de reabrir o processo de privatização da TAP, alienando 66 por cento do total do capital, com o Estado a perder o controlo maioritário da transportadora aérea.

Esta posição foi transmitida aos jornalistas pelo vice-presidente da bancada socialista Pedro Nuno Santos, após o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, ter anunciado no final do Conselho de Ministros que o Governo aprovou a reabertura do processo de privatização da TAP.

Questionado sobre o que levou o Governo a optar por privatizar até 66 por cento da TAP SGPS, S.A., em vez da totalidade do capital, o secretário de Estado respondeu: "Foi entendido, na discussão havida em Conselho de Ministros que deveria haver um reforço de prudência na forma como este procedimento era produzido. Isto é, verificou-se que em 2012 o caderno de encargos era muito exigente".

Perante esta posição do Governo, Pedro Nuno Santos considerou que a TAP "é uma empresa estratégica para o setor exportador nacional, para o turismo de Portugal, mas também estratégica para a comunidade portuguesa espalhada pelo mundo, para os dois arquipélagos do território nacional e para os países da lusofonia".

"O PS não aceita que o Estado perca o controlo maioritário na empresa e bater-nos-emos para que mantenha uma posição maioritária. Se o objetivo é promover a capitalização da empresa, isso não justifica que o Estado possa perder o controlo maioritário", defendeu.

Neste contexto, o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS sustentou que "é possível a recapitalização da empresa sem colocar em causa o controlo maioritário por parte do Estado".

"O PS entende que a TAP carece de capital e, portanto, que a entrada de privados no capital é uma mais-valia para a empresa. Mas não aceitamos que o Estado perca o controlo maioritário da empresa", reforçou o líder da federação de Aveiro dos socialistas.

Pedro Nuno Santos considerou ainda falsa a ideia de que o Estado ficará sempre com 34 por cento do capital, já que essa fatia, de acordo com o dirigente da bancada do PS, está em causa a médio prazo.

"O Governo diz que a venda ao adquirente dos restantes 34 por cento fica dependente de uma avaliação do cumprimento das obrigações por parte do privado. Isto é, se num prazo de dois anos o Governo entender que as obrigações do privado foram cumpridas, os 34 por cento do remanescente podem ser vendidos. Estamos assim a falar na possibilidade de uma privatização total da TAP", acrescentou.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.