Empregadores valorizam mestrado e atividades extracurriculares em diplomados

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 13 nov (Lusa) -- Os diplomados estão preparados para trabalhar e os empregadores, que valorizam experiências extracurriculares e o grau de mestrado, reconhecem as suas capacidades, concluiu um estudo desenvolvido a partir do Porto e cujos resultados são apresentados sexta-feira.

"Em termos dos resultados gerais a grande questão é que eles [diplomados] estão preparados para trabalhar [e] têm também a noção das competências que os empregadores valorizam", explicou à Lusa Diana Vieira, coordenadora do estudo.

O estudo "Preparados para Trabalhar?" foi levado a cabo pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), com apoio de fundos comunitários, e envolveu uma amostra de 6.444 alunos com uma média etária de 29 anos e que concluíram licenciatura (67%) ou mestrado (33%), 13 instituições de ensino de norte ao sul do país e 781 empregadores distribuídos a nível nacional.

Segundo a investigadora, o estudo "mostra que vale a pena apostar no mestrado e não ficar só pela licenciatura", não só pela inerente preparação e oportunidade de utilização das competências transversais e profissionais, mas também pela "própria facilitação no acesso ao mercado de trabalho".

Quando comparados licenciados e mestres, os segundos mostraram uma "maior facilidade na inserção no mercado de trabalho e um maior desenvolvimento de competências", referiu.

Lembrou, porém, que "a questão também é conjuntural" de falta de empregos que levaram a um aumento da média de tempo para a obtenção de primeiro emprego até aos 12 meses.

Além da componente académica, o estudo demonstrou que os empregadores tendem a valorizar e a ver as experiências extracurriculares dos candidatos como "algo distintivo" e vantajoso, nomeadamente se participarem no programa Erasmus, em associações de estudantes, grupos musicais ou desportivos.

Para Diana Vieira, os resultados do estudo publicados em livro mostram que o acesso ao mercado de trabalho está não só nas mãos do estudante, mas também na das próprias instituições de ensino que devem criar mais estágios nas suas estruturas curriculares e dar um maior apoio aos alunos que "quando saem ficam muito tempo à espera de emprego".

Cabe também aos empregadores "abrirem e aproximarem-se mais das instituições [de ensino] e aceitarem estagiários, mesmo que seja por três meses" e até aos políticos com "criação de emprego e ajuda à inserção profissional nesta fase da vida".

Os primeiros resultados da investigação, divulgados em agosto, mostraram que a análise e resolução de problemas é a competência que quer as empresas quer os licenciados consideram como mais importante para integrar o mercado de trabalho.

A apresentação pública dos resultados finais será realizada sexta-feira no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP/IPP) e contará com o secretário de Estado do Emprego na sessão de abertura.

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".