PDM suspenso parcialmente em 4 concelhos da Barragem de Ribeiradio-Ermida

| Norte
Porto Canal / Agências

Oliveira de Frades, 13 nov (Lusa) - O Conselho de Ministros determinou hoje a suspensão parcial dos Planos Diretores Municipais em quatro concelhos dos distritos de Viseu e Aveiro, com vista à execução do aproveitamento hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida e da linha elétrica de alta tensão.

A suspensão parcial dos Planos Diretores Municipais foi determinada para os concelhos de Sever do Vouga e Vale de Cambra (distrito de Aveiro), e para os concelhos de S. Pedro do Sul e Oliveira de Frades (distrito de Viseu), sendo estabelecidas medidas preventivas para as áreas abrangidas, bem como para o município de Águeda.

Depois desta determinação, terá início a execução da linha de transporte de energia produzida pela central hidroelétrica até à rede nacional.

A primeira pedra do empreendimento hidroelétrico Ribeiradio/Ermida foi lançada em novembro de 2009, pelo então primeiro-ministro José Sócrates.

Com um investimento a rondar os 174 milhões de euros, esta é uma barragem constituída por dois escalões: Ribeiradio (o principal) e Ermida, com as suas albufeiras a abrangerem os concelhos de Oliveira de Frades, Sever do Vouga, Vale de Cambra e S. Pedro do Sul.

Recentemente, o grupo parlamentar "Os Verdes" pediu ao Governo esclarecimentos sobre o estudo e preservação de vestígios arqueológicos com "mais de 10.000 anos" que foram identificados na zona do aproveitamento hidroelétrico de Ribeiradio/Ermida.

Na pergunta que o deputado José Luís Ferreira entregou na Assembleia da República é referido que "a Associação de Arqueólogos Portugueses (AAP) está preocupada com a preservação dos vestígios arqueológicos inéditos e de importância excecional" que foram encontrados "durante a desmatação que antecede o enchimento das albufeiras do empreendimento hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida", em Oliveira de Frades e Sever do Vouga.

CMM (AMF) // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Matosinhos e CCDR-N querem abrir ao público Quinta de São Gens

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Câmara de Matosinhos querem abrir ao público a Casa e Quinta de São Gens, em Matosinhos, como um Parque de Natureza e Cultura, anunciaram esta quarta-feira.

Detido suspeito de incendiar casas de vizinhos e tentativa de homicídio em Santo Tirso

A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos suspeito de incendiar casas de familiares e vizinhos em Santo Tirso, de detenção de arma proibida, tentativa de homicídio e dano e coação na forma tentada, foi esta terça-feira anunciado.

Menino de quatro anos esquecido no interior de viatura de transporte escolar em Fafe

Um menino, de 4 anos, ficou esquecido durante a manhã desta terça-feira no interior da viatura de transporte escolar que o deveria ter deixado numa escola do concelho de Fafe, distrito de Braga, segundo fonte da GNR.