Lucro da Sumol+Compal mais que duplicou até setembro para 6,7MEuro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 nov (Lusa) - O lucro da Sumol+Compal mais que duplicou (179%) nos primeiros nove meses do ano, face a igual período de 2013, para 6,7 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa adianta que o volume de negócios cresceu 1,8% para 232,4 milhões de euros.

"Estes resultados surgem em contraciclo uma vez que se registou uma regressão estimada de 1,4% em valor e de 2,2% em volume do conjunto dos mercados de bebidas não alcoólicas de alta rotação, nos primeiros nove meses do ano", explica a Sumol+Compal.

Nos primeiros nove meses do ano, "as vendas da Sumol+Compal progrediram 3,1% para 224,7 milhões de euros", disse, adiantando que "em Portugal a empresa atingiu vendas de 162,7 milhões de euros, que correspondem a um aumento de 2,9% que resultam do reforço de quotas de mercado nalguns segmentos e do crescimento no canal alimentar".

Nos mercados internacionais, "as vendas da Sumol+Compal cresceram 3,5% para 62 milhões de euros", disse.

"Apesar de uma conjuntura muito adversa, os resultados da Sumol+Compal nos primeiros nove meses do ano, tanto em Portugal como nos mercados internacionais, são motivo de satisfação", afirma o presidente executivo, Duarte Pinto, citado no comunicado.

Entre janeiro e setembro, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) avançou 11,2% para 32,4 milhões de euros e o resultado operacional (EBIT) subiu 22% para 22,6 milhões de euros.

Durante este ano, a Sumol+Compal Angola e o Estado angolano, através da Agência Nacional de Investimento Privado, assinaram uma adenda ao contrato de investimento privado, segundo o qual o investimento total da subsidiária passa para 39,7 milhões de euros.

"Nos termos do acordado, o investimento será feito numa fábrica, que terá uma dimensão superior à anteriormente projetada para produção, embalamento de sumos, néctares e refrigerantes de marcas da Sumol+Compal", recorda.

Sobre as perspetivas para este ano, a empresa adianta que "deverá estabelecer parcerias estratégicas que contribuam para a consolidação do negócio em Portugal e para o crescimento nos mercados internacionais", salientando que a Sumol+Compal "continuará a apostar na inovação, uma vez que considera que esta é um pilar fundamental para a criação consistente de valor".

Em Portugal, as bebidas de alta rotação deverão apresentar "volumes muito próximos dos do ano anterior, muito influenciados pelas condições climatéricas desfavoráveis ocorridas no verão e por um ambiente económico geral a evoluir positivamente, mas de forma lenta", refere.

Nesse sentido, "perspetiva-se a continuação da pressão sobre a evolução dos preços de venda", o que a Sumol+Compal pretende contrariar através do lançamento de inovações nas diferentes marcas e explorando oportunidades.

"Em consequência dos desempenhos previstos em Portugal e nos mercados internacionais, no final do ano, o volume de negócios e a rendibilidade operacional da Sumol+Compal deverão ser moderadamente superiores aos do ano anterior", acrescenta.

ALU// ATR

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