PS elabora projecto de resolução sobre PSA de Mangualde

| País
Porto Canal / Agências

Mangualde, Viseu, 13 nov (Lusa) -- Deputados do grupo parlamentar do PS elaboraram hoje um projeto de resolução que visa chamar a atenção do Governo para a importância da manutenção e criação de postos de trabalho no Centro de Produção de Mangualde da PSA-Peugeot/Citroen.

O projeto de resolução foi elaborado pelos deputados eleitos pelo círculo de Viseu -- José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais -- que o querem ver discutido e aprovado em plenário da Assembleia da República.

Os socialistas pretendem que seja deliberado recomendar ao Governo "que acompanhe os projetos de modernização da empresa no sentido de esta se preparar para continuar a receber novos veículos no futuro, em defesa dos postos de trabalho, do direito ao emprego tecnológico no interior e da atividade industrial".

No âmbito do novo quadro comunitário de apoios ao investimento, querem também que o Governo "ajude a criar melhores condições de competitividade" para que a PSA de Mangualde "possa continuar a resistir à forte concorrência internacional e a garantir a sua sustentabilidade".

No projeto de resolução, José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais lembram que o setor automóvel em Portugal "está sujeito a grande concorrência internacional e a grandes movimentos de deslocalização de empresas" e que, nos últimos anos, "foram muitas as que se perderam, desaparecendo milhares de postos de trabalho".

No caso da PSA de Mangualde, sublinham a resistência demonstrada ao longo de 52 anos e o facto de se ter afirmado "como um dos grandes ativos industriais do país e um precioso baluarte no combate à desertificação do interior".

"Para além de apoios do Estado, tem investido capitais próprios, mais de 30 milhões de euros só nos últimos anos", referem.

Atendendo à sua "enorme importância nacional, nomeadamente pelo elevado nível de exportações que a têm colocado no 'top' 10 das maiores exportadoras nacionais", e também ao facto de ser estruturante para a economia regional, os deputados entendem que este projeto de resolução deve ser aprovado.

Também o grupo parlamentar do PCP apresentou recentemente na Assembleia da República um projeto de resolução relativo à PSA de Mangualde, que tem como objetivo obter do Governo garantias da defesa dos postos de trabalho.

O PCP refere que a PSA "beneficiou ao longo de anos de apoios públicos que nunca foram integralmente conhecidos".

Nesse âmbito, no projeto de resolução, entre outras exigências, pede ao Governo que esclareça "quais as responsabilidades assumidas pela empresa nos contratos celebrados com o Estado" e que tenha "uma atitude firme na defesa do seu cumprimento integral e na definição de soluções que garantam a manutenção dos postos de trabalho e o desenvolvimento da atividade económica".

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".