Duas galerias portuguesas em destaque no Paris Photo

| País
Porto Canal / Agências

Paris, 13 nov (Lusa) - Duas galerias portuguesas participam na 18.ª edição do Paris Photo, salão internacional de fotografia que arrancou hoje na capital francesa e decorre até domingo, no Grand Palais, com 143 galerias de 35 países.

"O objetivo é apresentar os nossos artistas, apresentar a galeria e dar-nos a conhecer ao mundo, visto que isto é uma montra internacional onde aparecem os melhores, e nós estamos aqui entre os melhores", disse à Lusa o galerista Carlos Carvalho.

A galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea está presente no Paris Photo pelo segundo ano consecutivo, voltando a apostar no fotógrafo português Daniel Blaufuks, e apresentando, pela primeira vez, "as fotografias intervencionadas" da portuguesa Carla Cabanas e as paisagens e naturezas mortas do espanhol Manuel Vilariño.

"O Daniel [Blaufuks] e a Carla [Cabanas] trabalham a memória, o tempo e o registo. O Manuel Vilariño apresenta uma fotografia que, sendo paisagem, é muito abstrata, é um tempo parado, um tempo afetivo, uma ausência. Tanto a Carla como o Daniel apresentam edifícios destruídos: o Martim Moniz e a fábrica em ruínas. São arquiteturas, enquanto o Vilariño são mais locais inóspitos", descreveu Carlos Carvalho.

Daniel Blaufuks volta a estar representado naquele que vê como "o ponto de encontro para pessoas de vários cantos do mundo que trabalham com ou para a fotografia" e apresenta fotografias de grande formato tiradas do projeto Fábrica, uma instalação fotográfica, cinematográfica e um livro, desenvolvidos no âmbito de Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012.

"A Fábrica é um livro editado no ano passado com a editora portuguesa Pierre von Kleist. É um trabalho bastante vasto. Em abril deste ano fiz uma exposição no Brasil e dessas [fotografias] decidi escolher algumas para aqui. Foi o instinto e pensar que fazem sentido juntas", explicou à Lusa Daniel Blaufuks, que terá nova exposição - "Toda a Memória do Mundo - Parte Um" - no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, em Lisboa, do proximo dia 11 de dezembro a 22 de março de 2015.

Ligada ao projeto de doutoramento que Daniel Blaufuks tem desenvolvido na University of Wales, em Newport, a exposição cruza literatura europeia (Georges Perec e W.G. Sebald) e a memória individual do Holocausto.

Para as galerias portuguesas, a presença no Paris Photo "é um grande investimento, desafio e esforço", sublinhou Carlos Carvalho à Lusa, lamentando a falta de ajudas estatais e relembrando que "as galerias exportam obras de arte que trazem mais-valias para a economia".

Pela quinta vez no evento está a galeria Filomena Soares, que hoje já tinha conseguido vender algumas das obras expostas, nomeadamente do angolano Kiluanji Kia Enda, finalista do BES Photo em 2011.

"Obviamente que é um dos melhores salões de fotografia a nível mundial, o que cria uma grande expectativa em participar tanto pela divulgação dos artistas, como pelo interesse a nível internacional e pelas vendas", disse à Lusa Manuel Santos, diretor da galeria que percorre, por ano, onze salões a nível mundial.

Em exposição, estão, ainda, obras dos portugueses Helena Almeida, João Penalva, João Tabarra, Pedro Barateiro e Igor Jesus, com preços a oscilar entre 3000 a 60.000 euros.

CAYB // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".