Fim "prematuro" de políticas expansionistas pode comprometer retoma - Fed

| Economia
Porto Canal / Agências

Washington, 22 mai (Lusa) - O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Ben Bernanke, defendeu hoje que um ajustamento "prematuro" da política monetária expansionista nos Estados Unidos "poderia abrandar a recuperação económica".

"Um ajustamento prematuro da política monetária poderia levar a subidas das taxas de juro, mas também levaria a um risco substancial de abrandar ou finalizar a recuperação económica e causar uma maior queda da inflação", afirmou Ben Bernanke, perante do Comité Económico do Congresso norte-americano, em Washington.

Atualmente, a Fed injeta todos os meses 85 mil milhões de dólares em liquidez no circuito financeiro.

O crescimento económico continua a progredir a um "ritmo moderado", de 2,5% ao ano no primeiro trimestre, afirmou Bernanke, acrescentando que o mercado de trabalho permanece "fraco", apesar de apresentar "melhorias".

O presidente da Fed referiu ainda que, "nos próximos anos", a inflação deverá permanecer em torno ou abaixo dos 2%, que é o objetivo fixado pela Reserva Federal para promover tanto o emprego como a estabilidade de preços.

Referindo uma eventual "recalibragem" das recompras de ativos, que têm permitido injetar liquidez no sistema financeiro para apoiar a atividade económica do país, Bernanke afirmou que "o comité monetário vai continuar a avaliar o grau de progresso" da economia para decidir abrandar ou não esses mecanismos.

A próxima reunião do comité monetário da Fed está prevista para os dias 18 e 19 de junho.

Até lá, a Fed vai ter novos dados sobre o emprego, a 07 de junho, e da inflação, que serão divulgados uma semana depois.

ND // PDF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.