Em Portugal, 53% consumidores sentiam-se protegidos pelas medidas em vigor

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 23 jul (Lusa) -- Em Portugal, mais de metade dos consumidores (53%) sentiam-se protegidos pelas medidas em vigor, em 2012, a mesma percentagem registada nos três anos anteriores e inferior à média europeia (55%), segundo dados divulgados hoje por Bruxelas.

De acordo com os resultados do painel de avaliação dos consumidores de 2013, publicado hoje pela Comissão Europeia, a percentagem de consumidores que se sentiam protegidos de forma adequada pelas medidas existentes variou, no ano passado, na União Europeia (UE), entre 18% e 76%.

Em Portugal, 53% dos consumidores sentiam-se protegidos pelas medidas existentes, a mesma percentagem registada em 2011, em 2010 e 2009, mas superior aos 35% observados em 2008.

A percentagem de consumidores portugueses que se deparou com anúncios ou ofertas enganosas baixou dos 42% em 2011 para os 41% no ano passado, sendo inferior à média europeia (44%).

Segundo os resultados do painel de avaliação -- que inclui os 28 Estados-membros, a Islândia e a Noruega --, 35% dos europeus sentem-se seguros a comprar na Internet a vendedores de outros países da UE.

Contudo, os consumidores continuam a mostrar-se menos confiantes relativamente às aquisições online a fornecedores de outros países da UE por oposição aos fornecedores do seu próprio país (35% contra 59%).

O painel de avaliação é um relatório periódico que acompanha a integração do mercado interno a retalho da UE.

CSJ// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.