GNR realiza acção de sensibilização para a diabetes

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 13 nov (Lusa) - A Guarda Nacional Republicana e a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal promovem, na sexta-feira, uma operação Stop na Rotunda do Ramalhão, Sintra, destinada a sensibilizar os condutores com diabetes a medir a glicemia antes de conduzir.

Durante a operação, que se realiza às 11:00, serão distribuídos ´kits` de informação sobre as medidas a ter em conta na presença de sintomas de hipoglicemia, assim como rastreios de glicemia aos condutores que queiram avaliar esses valores, lê-se num comunicado da GNR.

Além da GNR e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, associam-se a esta iniciativa a Prevenção Rodoviária Portuguesa, o Automóvel Clube de Portugal e algumas figuras públicas.

A iniciativa estende-se, no dia 18 de novembro, às localidades de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém e Faro.

Em Portugal estima-se que haja mais de meio milhão de pessoas com a diabetes diagnosticada e muitas dependem da condução a nível profissional e pessoal, tendo estas um risco ligeiramente aumentado para sofrer acidentes de viação quando não controlam os níveis de glicemia.

De acordo com estudos europeus, 32% da população com diabetes já viveu um episódio de hipoglicemia enquanto conduzia e 38% não tem um medidor de glicemia no carro, sendo que 16% dos acidentes causados por estes doentes estão relacionados com hipoglicemia.

CP // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.