Avenida D. Pedro IV, no Porto, avança com plano de pormenor e prevê metro

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 23 jul (Lusa) -- A Câmara do Porto aprovou hoje a elaboração de um plano de pormenor para viabilizar a execução da Via Nun' Álvares, com construção prevista há décadas e à qual já foi alterado o nome para D. Pedro IV.

A proposta da maioria PSD/CDS contou com o voto contra do vereador da CDU, que defendeu deixar o assunto para o próximo executivo, e com a abstenção do PS, que, pela voz do vereador Manuel Correia Fernandes, questionou se essa não seria a melhor opção.

Gonçalo Gonçalves, vereador do Urbanismo (PSD), alertou que a solução agora adotada deixa maior margem de manobra ao executivo a sair das eleições de setembro e prevê "que o metro [da Linha do Campo Alegre, atualmente suspensa] venha à superfície" ou, se ficar enterrado, que a intervenção seja feita "apenas no canal central" da avenida".

A proposta da maioria PSD/CDS fixa a elaboração do plano de pormenor num "prazo máximo de 12 meses" e revoga a delimitação da Unidade Operativa de Gestão e Planeamento (UOPG) da Avenida Nun'Álvares aprovada em 2008.

"Foi pedido aos técnicos que o metro possa ser incluído [no projeto] 'a posteriori'. Não nos passa pela cabeça que a próxima fase do metro não avance e estava estabilizado que fosse pelo Campo Alegre", explicou Gonçalo Gonçalves.

A resposta surgiu a propósito do reparo do vereador socialista Manuel Correia Fernandes, de acordo com quem a avenida "devia conter a hipótese de, no futuro, atravessar de forma não invasiva o Parque da Cidade, ligando o Porto a Matosinhos na Avenida D. Afonso Henriques".

Gonçalo Gonçalves vincou que desenvolver a avenida D. Pedro IV através de um plano de pormenor, em vez de uma unidade de planeamento e gestão, deixa "o próximo executivo menos vinculado".

De acordo com o vereador, "a proposta não traz nada de novo sobre os princípios urbanísticos desta área", não pretende "alterar os princípios urbanísticos" nem lançar "um novo concurso público".

Também José Duarte, diretor municipal do Urbanismo, frisou que o que a Câmara pretende "é adotar, em plano de pormenor, a mesma solução urbanística".

Para Pedro Carvalho, da CDU, a via devia ter em conta a possibilidade de criar "um corredor verde que ligue o Parque das Sobreiras, o Parque da Pasteleira e o Parque da Cidade".

"O que nos traz a esta proposta é a crise. Ficamos com menos de 40% da área [de intervenção] sem vontade de avançar. Outra hipótese era expropriar mas isso tornava o processo inviável do ponto de vista dos dinheiros públicos", justificou.

A UOPG da Via Nun' Álvares foi aprovada em março de 2008 e em 2010 foi aberto um concurso público "com vista à elaboração dos correspondentes projetos de loteamento e obras de urbanização".

O projeto (que visa ligar a Praça do Império à Avenida da Boavista) envolvia então uma área global de 342 mil metros quadrados nas freguesias de Nevogilde e Foz, dos quais 293 mil se destinavam a construção, 20 mil a equipamentos e 29 mil a espaços verdes de utilização pública.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).