Viseu quer regeneração urbana com "alma e inovação"

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 12 nov (Lusa) - O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, assegurou hoje que a regeneração urbana que tem prevista para a cidade tem "alma e inovação", indo mais além do que a mera reabilitação do edificado.

"Viseu quer estar hoje do lado da regeneração urbana que tem alma e que tem inovação. Alma social e cultural e inovação económica e urbana, que revitaliza a identidade local, que atrai pessoas e atividades, que fixa novos moradores e que seduz turistas, empreendedores e criativos", sustentou.

Durante a apresentação do projeto "Regeneração Urbana - Um Novo Impulso", liderado pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP), o autarca de Viseu sublinhou que a regeneração urbana tem que concorrer para a qualidade de vida e para a atratividade do território.

"A regeneração urbana tem de ser vista como a chave-mestra das políticas urbanas: abre as portas às pessoas e à inclusão, à economia e à inovação, à cultura e à criatividade. É essa visão que queremos seguir em Viseu na política de revitalização do centro histórico e também da cidade como um todo e das aldeias", alegou.

Ao longo do seu discurso, Almeida Henriques evidenciou que Viseu quer estar na rota das cidades que adotam boas práticas de regeneração urbana e que se abrem à troca de experiências.

"Este projeto da CIP é mais um passo para colocar Viseu nessa rota e nesse mapa. Queremos estar nos projetos-piloto que venham a ser desenvolvidos, no quadro da nossa estratégia", referiu.

O vice-presidente da CIP, Carlos Cardoso, explicou que o projeto 'Regeneração Urbana - Um Novo Impulso' foi desenhado para sensibilizar "toda a gente" para a importância que a regeneração urbana tem na dinamização da economia nacional, apoio à fileira da construção em Portugal e combate ao desemprego.

"Foram escolhidas cinco cidades piloto - Viseu, Leiria, Braga, Vila Real e Beja - fora dos grandes centros, onde há edifícios com traços históricos, mas que foram sendo abandonados pela população que se desviou para a periferia. O desafio passa por ver na regeneração urbana uma oportunidade de negócio", apontou.

No seu entender, é preciso que também o setor privado arrisque e participe na regeneração de algum património, que possa vir a gerar riqueza.

"Pode ser através do comércio ou trazendo novos habitantes para edifícios regenerados no centro histórico, criando um núcleo que volte a atrair pessoas. Saibamos nós agora escolher os mercados-alvo, como o mercado a que chamo da saudade, por exemplo [emigrantes de 3.ª e 4.ª geração]", concluiu.

CMM // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.