Exportações de mobiliário e colchoaria ultrapassam mil milhões até Setembro

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 12 nov (Lusa) -- A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) revelou hoje que as exportações do setor aumentaram 13% entre janeiro e setembro face ao homólogo de 2013, ultrapassando os mil milhões de euros.

O mercado francês é o principal destino das exportações nacionais do setor do mobiliário e colchoaria, com 27% de quota no total, e cresceu 4% para 271,8 milhões de euros, ficando Espanha em segundo lugar com 269,4 milhões de euros, o que representou um aumento de 10%.

O terceiro maior destino das exportações de mobiliário e colchoaria é Angola, distante dos primeiros dois com um valor de 102,8 milhões de euros, tendo registado uma subida de 2% face aos primeiros nove meses de 2013.

A APIMA salientou "o crescimento homólogo de 156% no Reino Unido posicionando-o no quinto lugar" dos 10 principais mercados de exportações.

Os assentos representaram quase metade das vendas para o estrangeiro durante este período, num valor semelhante ao mobiliário para casa e outros fins, duas categorias que perfizeram 91,71% das exportações do setor.

"As importações registam um crescimento de 16% face a igual período homólogo, fixando-se nos 434 milhões de euros. O saldo da balança comercial sectorial continua superavitário, registando a importância de 591 milhões de euros", acrescentou ainda a APIMA.

TDI// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.