Providência cautelar tenta impedir dissolução de escola profissional em Felgueiras

| Norte
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 23 jul (Lusa) - O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga admitiu um pedido de providência que pede a nulidade da dissolução da sociedade que suporta a Escola Profissional de Felgueiras, disse à Lusa fonte do processo.

O pedido ocorre no âmbito de uma ação popular administrativa especial que contesta a deliberação camarária, de fevereiro, sobre a dissolução da empresa.

Segundo a fonte, a Câmara de Felgueiras já foi citada para contestar os termos da ação interposta no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga.

Em fevereiro, apesar da forte contestação da oposição, a maioria PSD no executivo aprovou a dissolução da empresa porque, de acordo com a nova legislação que regulamenta as partições das autarquias em entidades locais, a sociedade por quotas detentora da Escola Profissional de Felgueiras (EPF), cujo capital é detido em 99% pelo município, não cumpriria os critérios para se manter em funcionamento. Em causa estava, sobretudo, o facto de a empresa depender dos subsídios da tutela para assegurar o seu equilíbrio financeiro.

Contudo, a oposição sustentou que os subsídios recebidos pela sociedade, por não terem origem no município e serem maioritariamente de fundos comunitários, não se enquadram nos critérios que impedem a atividade da sociedade detentora da escola nos termos atuais.

Por isso, alegou a oposição, a deliberação camarária não cumpre o preceito legal, argumento aduzido agora no pedido de providência cautelar.

Em maio, a oposição, sem sucesso, requereu a revogação da deliberação de dissolução da sociedade.

A líder da oposição, Fátima Felgueiras, apoiada pelo vereador do PS, Eduardo Bragança, defendeu que o facto de a empresa entrar em liquidação, situação, disse, "que a lei não obriga", estava a criar "grandes embaraços" ao funcionamento da escola, inclusive na redução do número de matrículas.

A maioria PSD na Câmara de Felgueiras rejeitou.

O presidente da autarquia, Inácio Ribeiro, justificou a recusa aos três vereadores da oposição, alegando que a proposta se baseava em argumentos que refletem "ignorância da lei".

A edilidade propõe que a escola passe a funcionar no âmbito de uma nova empresa municipal.

Uma petição popular na Internet para impedir a dissolução da sociedade detentora da escola reuniu, até esta altura, 1.430 assinaturas.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.