Câmara do Porto quer Governo a definir gestão das pontes do Infante e Luiz I

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 23 jul (Lusa) -- A Câmara do Porto aprovou hoje por unanimidade voltar a intervir junto do Governo para que este determine qual a entidade responsável pela gestão e conservação da ponte do Infante e do tabuleiro inferior da ponte Luiz I.

Durante a discussão da proposta de recomendação da CDU na reunião pública do executivo, o presidente Rui Rio frisou já ter feito diligências junto do Governo sobre o assunto "diversas vezes", nomeadamente "do ministro [da Economia] e do secretário de Estado".

"Tenho cópia das cartas e vou levá-las comigo", garantiu o autarca, que em maio revelou que o Governo continuava "sem atribuir a nenhuma entidade a responsabilidade pela manutenção da ponte do Infante e do tabuleiro inferior da ponte Luiz I" pelo que ambas estavam "sem manutenção", numa situação que classificou de "grave".

Rui Rio pediu depois ao vereador da CDU que retirasse do documento o nome da empresa Estradas de Portugal, por achar que "cabe ao Governo dizer quem quer" na gestão das travessias.

A sugestão foi acolhida e a versão final recomenda à Câmara que intervenha junto do "ministro da tutela, que é o da Economia" segundo Rui Rio, para a "assunção plena das responsabilidades de conservação e manutenção" da ponte do Infante.

Quanto ao tabuleiro inferior da ponte Luiz I, ficou aprovado que a Câmara interceda junto da tutela para assegurar "as intervenções necessárias à garantia das condições de segurança" da travessia, "incluindo a execução e o custeamento das obras de reabilitação e manutenção que se revelem necessárias à sua conservação".

"Uma inspeção realizada pela própria empresa Estradas de Portugal concluiu que a ponte precisa de obras de manutenção e de reabilitação e recomendou a necessidade de se proceder a diversas intervenções de reparação, nomeadamente ao nível do pavimento na zona com calçada, nas juntas de dilatação e também de pintura de vigas e guarda-corpos", avisa o vereador.

Relativamente à ponte Maria Pia, monumento nacional, a autarquia aprovou interceder "junto ao ministro da tutela", para que, "em permanente articulação com as autarquias do Porto e de Vila Nova de Gaia, coordene a elaboração de uma proposta de utilização da antiga travessia ferroviária e dos terrenos de domínio público adjacentes", no seguimento de um protocolo já assinado nesse sentido.

A Câmara do Porto rescindiu em 2011 o protocolo assinado com a empresa Metro do Porto para a manutenção da ponte do Infante, devido à "impossibilidade de articular a conservação do equipamento" com a Câmara de Gaia, que tinha revogado o acordo em 2005.

Em maio, numa resposta enviada à Lusa, o gabinete de comunicação da autarquia esclareceu que Rui Rio já tinha escrito "diversas vezes" ao Governo "para que rapidamente colmatassem essa falha e não perpetuassem uma situação uma situação que considera grave".

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.