Produção de vinho no Alentejo atinge 100 milhões de litros, idêntica à de 2013

| Economia
Porto Canal / Agências

Évora, 12 nov (Lusa) - A produção de vinho no Alentejo deve registar este ano 100 milhões de litros, quantidade idêntica à alcançada em 2013, revelou hoje a presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), considerando que a qualidade é "muito boa".

"Embora os valores da campanha ainda não estejam fechados", disse Dora Simões, as estimativas da CVRA apontam para "uma produção este ano a rondar os 100 milhões de litros, quando em 2013 atingiu 105 milhões de litros" de vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC) e Regional Alentejano.

Relativamente à qualidade do vinho, a presidente da CVRA assegurou à agência Lusa que "será muito boa".

"Isto apesar de ter sido uma campanha um pouco difícil, por causa das condições climatéricas, com alguma chuva que se registou na segunda metade da vindima. Havia várias regiões que já tinham a vindima feita e outras que estavam ainda a realizá-la", acrescentou.

Para a presidente da CVRA, "apesar destas dificuldades, este vai ser um ano bastante bom na produção de vinho do Alentejo e também em termos de qualidade".

Sobre as exportações, Dora Simões destacou que "estão a crescer", sobretudo para Angola, Brasil, Estados Unidos e Canadá, os principais mercados de exportação dos vinhos do Alentejo.

Para Angola, segundo a responsável, foram exportados mais de quatro milhões de litros de vinho do Alentejo, em 2013, mercado que "tem mostrado crescimentos bastante grandes", e para o Brasil, outro mercado "em crescimento", o volume de exportação, no ano passado, foi de 2,6 milhões de litros.

A presidente da CVRA indicou também que continua a haver "grandes aumentos" nas exportações para os Estados Unidos, Canadá e Suíça e que, por outro lado, "não tem havido crescimento" nas vendas para os mercados da União Europeia.

"No respeitante às exportações, tem-se registado um movimento muito positivo, fruto de muita proatividade dos próprios produtores, que investem bastante nesta área", realçou.

O Alentejo é a região líder no mercado nacional, quer na quota de mercado em volume (44,9%), quer em valor (46,7%), segundo os dados da ACNielsen, na categoria de vinhos engarrafados de qualidade com classificação DOC (Denominação de Origem Controlada) e IG (Indicação Geográfica).

Os vinhos do Alentejo juntam 263 produtores e 97 comerciantes, numa área total de vinha de 21.970 hectares, sendo de 11.371 hectares a área total de vinha aprovada para DOC Alentejano.

O Alentejo tem oito sub-regiões vitivinícolas: Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja.

TCA // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Eurodreams sem totalistas, mas são distribuídos três segundos prémios

Não se registaram totalistas no sorteio desta segunda-feira do Eurodreams, contudo houve três apostadores estrangeiros que conseguiram o segundo prémio, em que são distribuídos 2.000 euros por mês ao longo de cinco anos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.