Fundos Apax e Bain Capital Funds oferecem 7.075 MEuro pela PT Portugal

Fundos Apax e Bain Capital Funds oferecem 7.075 MEuro pela PT Portugal
| Economia
Porto Canal

A operadora brasileira Oi anunciou hoje que o fundo Apax Partners, juntamente com a Bain Capital, propôs a compra dos ativos da PT Portugal no valor 7.075 mil milhões de euros.

Em comunicado enviado hoje ao regulador de mercado brasileiro, a Oi adianta que a proposta exclui o negócio de África e a dívida da Rioforte.

Na nota, a Oi informa que recebeu a 11 de novembro "uma proposta feita pela Apax Partners, em conjunto com a Bain Capital Funds, para a compra de ativos da PT Portugal SGPS com base em um valor da empresa ('enterprise value') de 7,075 bilhões de euros [mil milhões de euros], excluindo caixa e dívida".

Esta oferta é sobre a PT Portugal, que é detida pela Oi, e é a segunda sobre os mesmos ativos, depois do grupo francês Altice, que fez uma proposta no valor de 7.025 milhões de euros.

No comunicado, a Oi adianta que "o 'enterprise value' da proposta considera um 'earn-out' (pagamento diferido) de 400 milhões de euros sujeito a geração futura de receitas, além de um outro 'earn-out' de 400 milhões de euros sujetio a geração de EBITDA [resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações]".

O preço final "estará sujeito a ajustes comuns em operações de compra e venda de empresas", adianta.

"Não fazem parte do alvo objeto da proposta os investimentos da PT Portugal em África, o endividamento da PT Portugal e os investimentos na Rioforte Investments (os quais são objeto de permuta com a Portugal Telecom SGPS, sujeita à aprovação pela Comissão de Valores Mobiliários)", acrescenta a operadora de telecomunicações brasileira.

A proposta final, adianta, "está sujeita à aprovação final pelo comité de investimentos da Apax e da Bain Capital, bem como da conclusão pela Apax e Bain Capital de alguns pontos de diligência legal".

A operadora adianta que a proposta já foi enviada ao Conselho de Administração da Oi, "que analisará e decidirá sobre os seus termos".

A operadora brasileira salienta que "manterá os seus acionistas e o mercado informados sobre eventos relevantes relacionados à proposta" dos fundos.

Entretanto, a Terra Peregrin - Participações SGPS, da empresária angolana Isabel dos Santos, tinha anunciado na noite de domingo passado o lançamento de uma oferta pública geral e voluntária de aquisição sobre a PT SGPS, oferecendo mais de 1,21 mil milhões de euros pela totalidade das ações da empresa portuguesa, ao preço de 1,35 euros por ação.

A PT SGPS, que está cotada na bolsa de Lisboa, detém 25% da Oi e a dívida de quase 900 milhões de euros da Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES).

A luta pela Portugal Telecom intensificou-se esta semana e está dividida em duas frentes: a Altice, dona da Cabovisão e da Oni, e os fundos Apax e Capital Bain estão interessados nos ativos da PT Portugal, que incluem o Meo e o Sapo, entre outros, que estão nas mãos da Oi, enquanto a PT SGPS é alvo de uma oferta pública de aquisição por parte de Isabel dos Santos.

Sobre a proposta da Terra Peregrin, a Oi informou que considera a oferta "inoportuna" e com condições "inaceitáveis", embora Isabel dos Santos já tenha afirmado estar disponível para rever as mesmas.

Já a PT SGPS, cujo Conselho de Administração reúne-se na próxima sexta-feira, informou o mercado que só irá pronunciar-se sobre a proposta da Terra Peregrin "se e quando os projetos de prospeto e de anúncio de lançamento" lhe forem submetidos.

A PT Portugal também já informou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) portuguesa a proposta da Apax Partners e da Bain Capital que lhe foi comunicada pela Oi.

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.