Proposta de Isabel dos Santos "dá mais tempo" à PT SGPS para encontrar solução - sindicato

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 nov (Lusa) - O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom, Jorge Félix, afirmou hoje que a PT SGPS considera que a proposta da empresária angolana Isabel dos Santos "dá mais tempo" para encontrar uma solução para a PT Portugal.

Os órgãos representantes dos trabalhadores reuniram-se hoje com o presidente da Portugal Telecom SGPS, João Mello Franco, para manifestar as suas preocupações em relação ao futuro da PT Portugal.

A PT SGPS detém 25% da operadora brasileira Oi, além da dívida de quase 900 milhões de euros da Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES).

Por sua vez, a PT Portugal, que detém os serviços Meo e Sapo, é detida pela empresa brasileira.

O encontro, que foi pedido pelos representantes dos trabalhadores, teve como objetivo pedir à PT SGPS que use "o seu poder de veto" para impedir a venda da PT Portugal, com o sindicato a defender uma negociação que pode passar pela recompra da empresa.

"O engenheiro Mello Franco comprometeu-se que a PT SGPS não deixará de tomar a posição que melhor defenda os interesses da PT Portugal e dos trabalhadores", disse o sindicalista.

Em relação à proposta de compra da Terra Peregrin, de Isabel dos Santos, sobre a PT SGPS, o sindicalista disse que o conselho de administração irá reunir-se na próxima sexta-feira para analisar a oferta.

Segundo Jorge Félix, Mello Franco terá afirmado que a proposta da empresária "dá pelo menos mais tempo de reflexão para encontrar uma solução para a PT Portugal".

"Se mais não fizer, vai permitir um novo olhar sobre os projetos e analisar os contornos do casamento [entre a PT e a Oi], se este avança, recua ou cada um segue o seu caminho", apontou o sindicalista.

"A PT SGPS considera que [esta proposta] é oportuna", acrescentou.

Até ao final do mês, o sindicato espera marcar uma concentração de trabalhadores à porta da residência oficial do primeiro-ministro.

A Terra Peregrin -- Participações SGPS anunciou no domingo à noite o lançamento de uma oferta pública geral e voluntária de aquisição sobre a PT SGPS, oferecendo mais de 1,21 mil milhões de euros pela totalidade das ações da empresa portuguesa, ao preço de 1,35 euros por ação.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.