Federação sindical defende anulação de redução de 697 trabalhadores da Segurança Social

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 nov (Lusa) - A Federação dos Sindicatos da Função Pública defendeu a anulação da redução de 697 postos de trabalho da Segurança Social e pediu informação sobre o número de postos de trabalho assegurados por empresas externas e por desempregados.

A posição é assumida no parecer jurídico que a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) enviou sexta-feira ao Instituto da Segurança Social (ISS) a propósito do processo de "racionalização de efetivos", que prevê a colocação de 697 trabalhadores em inatividade, ao abrigo do regime de requalificação.

A federação sindical, filiada na CGTP, rejeitou o processo de redução de pessoal e defendeu "a sua imediata anulação".

A FNSTFPS justificou a sua posição argumentando que se trata de um "despedimento coletivo sem justa causa no iSS".

A estrutura sindical pediu ao ISS informações sobre o número de postos de trabalho relacionados com a limpeza, segurança e manutenção de equipamentos que atualmente são assegurados "em regime de outsourcing.

Pediu ainda informação sobre o número de desempregados que estão colocados em serviços do ISS ao abrigo de contratos emprego-inserção.

Luis Pesca, dirigente da FNSTFPS, disse à agência Lusa que os trabalhadores que são considerados excedentários "podem perfeitamente assegurar essas funções permanentes que estão a ser asseguradas por trabalhadores externos".

RRA// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.