Transformação de tomate cresce 20% para 1,2 milhões de toneladas em 2014

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 nov (Lusa) - A indústria do tomate processou 1,2 milhões de toneladas em 2014, mais 20% do que no ano anterior, apesar de grande parte da produção se ter perdido devido à chuva intensa que caiu no mês de setembro.

No ano passado, a indústria de tomate ficou-se pela transformação de 997 mil toneladas, depois de, em 2012, ter tido o melhor ano de sempre (1,29 milhões), recorde que o setor esperava bater este ano.

Em comunicado, a Associação dos Industriais de Tomate (AIT) adiantou que 2014 foi "especialmente complicado para a fileira do tomate de indústria devido à chuva intensa que caiu em setembro e que levou a que grande parte da produção se tenha perdido, com os prejuízos inerentes".

Ainda assim, a indústria de tomate, que exporta 95% da produção, deverá atingir os 250 milhões de euros em exportações.

O secretário-geral da AIT, Miguel Cambezes alerta que o setor pode "perder terreno para os concorrentes" se "não forem tomadas medidas que incentivem o desenvolvimento e o fortalecimento da fileira".

No comunicado, a AIT defende melhores condições nos seguros de colheitas e a redução dos custos de produção, sobretudo da energia, que representa o segundo maior custo para os transformadores, a seguir à matéria-prima.

"Em Portugal, os custos energéticos estão 20% acima da média da União Europeia e 40% acima dos EUA, que são os líderes mundiais. Para não perdermos competitividade e mantermos este setor na vanguarda mundial, reforçando a capacidade exportadora, é fundamental agir sobre estas matérias", advertiu.

A AIT tem em curso a criação de um centro de competências no setor do tomate, com o objetivo de conseguir reduzir em 10% os custos de produção por hectare, alargar em 10% o número de dias da campanha e reconquistar a segunda posição na produtividade agrícola do tomate a nível mundial, com uma diferença inferior a 10% face à Califórnia.

JNM // MSF

Lusa/Lusa

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.