Isabel dos Santos lamenta posição da Oi sem ouvir partes interessadas

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 nov (Lusa) - A empresária angolana Isabel dos Santos lamenta a indisponibilidade da Oi "para atender qualquer das condições estipuladas" na oferta para a compra da PT SGPS "sem sequer ouvir os 'stakeholders' [partes interessadas]", disse hoje o seu porta-voz.

A brasileira Oi considerou hoje "inaceitáveis" as condições estipuladas na Oferta Pública de Aquisição (OPA) de Isabel dos Santos, referindo que não fará qualquer modificação "nos atos societários, contratos definitivos e demais instrumentos firmados".

Em comunicado, a Oi diz que "decidiu, por unanimidade, rechaçar [rejeitar] quaisquer propostas para alteração dos termos da operação, ratificando, por consequência, a manifestação feita pela Diretoria [comissão executiva] da Oi através de Facto Relevante divulgado nesta data no sentido de considerar descabida qualquer alteração dos termos previamente acordados nos Contratos Definitivos, celebrados com a PT SGPS em 08 de setembro de 2014.

"Tomámos conhecimento do comunicado da Oi de hoje em que declara a sua indisponibilidade para atender qualquer das condições estipuladas na OPA", disse o porta-voz da empresária angolana.

"Lamentamos muito que a Oi tome essa posição sem ponderar devidamente a proposta de criação de valor apresentada e sem sequer ouvir os 'stakeholders' que, para além de si, estão envolvidos", acrescentou.

"Estamos neste momento a ponderar prescindir das condições elencadas nas alíneas vi, vii, viii e ix do item 14 do anúncio preliminar", disse o porta-voz, que reafirmou que a proposta de Isabel dos Santos é "de criação de valor que envolve a Oi e os seus acionistas e que permitirá a manutenção da unidade da Portugal Telecom, evitando o desmantelamento da empresa portuguesa, uma das mais relevantes da economia nacional, e preservando os seus postos de trabalho, além de reconhecer e potenciar a capacidade tecnológica do grupo".

A PT SGPS detém 25% da Oi e a dívida de quase 900 milhões de euros da Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES), entretanto falida, enquanto a PT Portugal, que detém o MEO e Sapo, entre outros serviços, é detida pela empresa brasileira Oi, no âmbito do processo de combinação de negócios entre as duas empresas.

"Acreditamos muito neste projeto e, desde que consigamos reunir vontades que o viabilizem, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para o concretizar", salientou o porta-voz.

ALU(JMG/ICO/SYP) // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.