Taxas Euribor caem a três meses e mantêm-se a seis, nove e 12 meses

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 nov (Lusa) -- As taxas Euribor desceram hoje a três meses para o atual mínimo histórico e mantiveram-se inalteradas a seis, nove e 12 meses em relação a segunda-feira.

A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, manteve-se hoje em 0,181% pelo segundo dia consecutivo, depois de ter caído a 07 de outubro até 0,178%, um mínimo de sempre.

No prazo de três meses, a Euribor desceu hoje para 0,079%, menos 0,001 pontos percentuais do que na segunda-feira e atual mínimo de sempre deste prazo, registado pela primeira vez a 06 de outubro.

A nove e 12 meses, a Euribor voltou a ser fixada hoje em 0,255% e 0,336%, depois de ter descido para o mínimo de sempre, de 0,249% a 02 de outubro e de 0,332% a 09 de outubro.

Na quinta-feira, o Banco Central Europeu manteve inalteradas as taxas de juro, mas o presidente da instituição, Mario Draghi, deixou antever que a entidade monetária se prepara para comprar dívida soberana em grandes quantidades se as medidas adotadas até agora não forem suficientes e as perspetivas da inflação piorarem.

A taxa de juro diretora está no mínimo histórico de 0,05% desde 04 de setembro, quando além de descer a taxa, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que iria lançar um programa de compra de dívida privada para apoiar o mercado de crédito e dinamizar a economia da zona euro.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

MC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.