PS recomenda ao Governo medidas concretas para colmatar quebra de castanha

| Economia
Porto Canal / Agências

Valpaços, 10 nov (Lusa) -- O PS vai recomendar ao Governo medidas concretas de apoio aos produtores afetadas pela "quebra drástica" na produção de castanha, entre as quais a possibilidade de isenção de coleta ou acesso mais rápido a fundos comunitários.

Esta recomendação, que será feita através de um Projeto de Resolução, será entregue esta semana na Assembleia da República pelos deputados socialistas.

"Vamos recomendar ao Governo um conjunto de iniciativas concretas para ajudar os agricultores afetados pela diminuição drástica da produção de castanha na região de Trás-os-Montes e Alto Douro", afirmou hoje à agência Lusa o deputado Ivo Oliveira, eleito por Vila Real.

O projeto socialista poderá incluir propostas a nível da isenção de coleta para os pequenos agricultores, que possuem na castanha a sua principal fonte de rendimento, ou então o acesso mais rápido a fundos comunitários.

Os deputados do PS eleitos pelo distrito de Vila Real, Ivo Oliveira e Agostinho Santa, e o presidente da Federação Distrital do PS de Vila Real, Francisco Rocha, visitaram as freguesias da Padrela, São João de Corveira e Carrazedo de Montenegro e Curros, com o objetivo de poderem verificar no terreno "a grave calamidade" que afetou o concelho de Valpaços.

A produção de castanha nesta zona sofreu uma grande quebra que foi provocada pela septoriose do castanheiro, um fungo que encontrou no verão ameno as condições ideias de desenvolvimento.

O fungo atingiu a folha do castanheiro, que ficou de cor acastanhada e rebordo amarelo, originando a sua queda antecipada, e atacou também o pedúnculo do ouriço, provocando a sua queda precoce.

Segundo Ivo Oliveira, acima dos 900 metros a quebra de produção é de 100%, entre os 800 e os 900 metros, a quebra produtiva é de 80% e até aos 800 metros, ainda assim, há uma redução na produção de 50 a 60%.

É na Denominação de Origem Protegida (DOP) da Padrela, que se estende pelos concelhos de Valpaços, Vila Pouca de Aguiar, Murça e Chaves, que se contabilizam mais estragos, mas a situação está generalizada às outras DOP da região, desde os soutos da Lapa à Terra Fria.

Também na região da Campeã, concelho de Vila Real, se contabilizam perdas na ordem dos 30% a 40%.

O parlamentar sublinhou que para "alguns pequenos produtores este é o seu único rendimento agrícola".

Já na sexta-feira, na Assembleia da República, Ivo Oliveira questionou a ministra da Agricultura, Assunção Cristas, sobre se "está prevista alguma medida concreta para atender a esta situação".

Em resposta, a governante referiu estar a "estudar o alargamento da suspensão do pagamento por conta a estes produtores e a eventual disponibilização das ajudas do Estado".

Uma solução que os socialistas classificaram "como vaga".

PLI // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.