Importação de bacalhau dispara 76% em Outubro com aproximação do Natal

Importação de bacalhau dispara 76% em Outubro com aproximação do Natal
| Economia
Porto Canal

Os comerciantes já estão a preparar o Natal e intensificaram as compras de bacalhau, que registaram um acréscimo de 76% em outubro, segundo dados do Norge (Conselho Norueguês da Pesca).

O delegado da Norge em Portugal, Christian Nordahl, adiantou à Lusa que as importações de bacalhau da Noruega devem ter um comportamento semelhante em novembro e dezembro "para assegurar que as lojas têm bacalhau para o Natal".

"Todos os retalhistas estão à procura de bacalhau nesta altura para evitar ruturas de 'stock'. Além disso, precisam também de ter bacalhau em janeiro e fevereiro", salientou.

Em outubro deste ano foram importadas 4381 toneladas de bacalhau, enquanto no mês homólogo do ano passado as importações ficaram pelas 2484 toneladas.

Em termos acumulados, entre janeiro e outubro, as importações de bacalhau da Noruega aumentaram 4,7%, passando das 21.510 toneladas registadas em 2013 para 22.515 toneladas este ano, o que evidencia um crescimento do consumo.

A Noruega fornece três quartos do bacalhau que é consumido em território português.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.