Ex-autarca de Parelhal, Barcelos, condenado por peculato e falsificação

| Norte
Porto Canal / Agências

Barcelos, 22 jul (Lusa) - O Tribunal de Barcelos condenou hoje a cinco anos de prisão, com pena suspensa sob condições, o ex-presidente da Junta de Freguesia de Parelhal por peculato e falsificação.

O ex-autarca não vai recorrer da sentença por "desejar ter paz".

O coletivo de juízes, presidido por Helder Claro, deu como "comprovados todos os factos constantes da acusação" e fez depender a suspensão da pena de prisão do pagamento de 15 mil euros, quantia que o arguido ainda não terá restituído à Junta.

Domingos Oliveira era acusado pelo Ministério Público de quatro crimes de peculato, quatro de falsificação de cheques e ainda de três crimes de falsificação relacionados com a contabilidade da Junta, tendo-se apropriado de 119 mil euros da autarquia entre 2005 e 2007.

Segundo o juiz, "jogou em favor do arguido a circunstância de ter tentado minorar as consequências dos seus atos ao ter devolvido [quase todo] o dinheiro de que se apoderou" ainda que, salientou o magistrado, "57 mil euros tenham sido devolvidos já cinco anos depois".

Ainda assim, "perante tantos crimes de falsificação" era necessário "saber qual a medida concreta da pena" pelo que Domingos Oliveira foi sentenciado a cinco anos de prisão efetiva, "suspensa por igual período condicionado ao pagamento em dois anos e meios do capital ainda em dívida".

Segundo consta no processo, o ex-autarca deve ainda à junta de Parelhal 15 mil euros, mais juros, que segundo o advogado da autarquia seriam de 11 mil euros.

No final da audiência, o advogado do arguido, Manuel Gomes, explicou que o pagamento dos 15 mil euros à junta ainda vai ser matéria de análise. "Há créditos que o meu constituinte diz que tem ao longo de 33 anos de junta e durante os dois anos e meio [que tem para liquidar o montante] vamos clarificar isto", disse.

Para Manuel Gomes, "foi exagerado ter sido dada prova de todos os crimes", mas a defesa não vai recorrer da sentença.

"É vontade do meu constituinte não recorrer, diz que quer ter paz na vida, a ver se isto acaba", justificou.

Segundo consta no processo e o tribunal deu como provado, Domingos Oliveira depositou na sua conta pessoal, depois de os endossar, falsificando a assinatura dos outros membros do seu executivo e de colocar o carimbo da Junta, cheques da Câmara Municipal de Barcelos.

O cheque de valor mais elevado (65 mil euros) dizia respeito à indemnização pela passagem da gestão do sistema de abastecimento de água da Junta para a Câmara.

Domingos Oliveira esteve na Junta de Perelhal durante 33 anos, os três primeiros como secretário e os restantes, até 2009, como presidente e admitiu que usou dinheiro da Junta não só para ultrapassar "circunstâncias" da sua vida, mas também para "desenrascar" amigos.

JYCR (VCP) // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.