Cerca de 20 mil desempregados de longa duração terão apoio de integração até Abril

| Economia
Porto Canal

O ministro do Emprego, Mota Soares, anunciou hoje que cerca de 20 mil desempregados de longa duração serão beneficiados nos primeiros quatro meses de 2015, com vista à sua "integração profissional” e ao “rápido regresso ao mercado de trabalho".

"Com a adequação a esta realidade específica, contamos que no 1.º quadrimestre do ano de 2015 possam ser beneficiados cerca de 20 mil desempregados de longa duração, com o propósito de estimular a integração profissional e o seu rápido regresso ao mercado de trabalho", afirmou o ministro da tutela, no parlamento.

Mota Soares, que está esta tarde a ser ouvido na Comissão parlamentar do Orçamento, Finanças e Administração Pública, no âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2015 (OE2015), revelou que "foram transmitidas orientações precisas ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para que passasse a utilizar de uma forma seletiva a modalidade de formação ‘Vida Ativa'".

O ministro afirmou que "o desemprego de longa duração é o que sente maiores dificuldades, até porque apresenta uma relativa rigidez quanto à oferta de emprego", justificando assim a decisão hoje anunciada perante os deputados.

Numa comparação com 2011, Mota Soares acentuou que "há hoje mais 29 mil colocações no mercado de trabalho pelo IEFP e mais 44 mil ofertas de emprego".

"Estamos, portanto, mais próximos da realidade que o mercado procura e que o mercado precisa. E isso dá esperança a quem procura emprego", disse.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.