Governo dos Açores autoriza novo concurso para dois barcos de 650 passageiros

| Economia
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 10 nov (Lusa) - O Governo dos Açores anunciou hoje que autorizou a repetição do concurso internacional da empresa pública Atlanticoline para a construção de dois barcos com capacidade para 650 passageiros para fazerem ligações dentro do arquipélago.

O preço base do novo concurso, tal como já tinha anunciado o presidente do conselho de administração da Atlanticoline, continua a ser 85 milhões de euros e os barcos deverão ter capacidade para transportar pelo menos 650 passageiros e 150 viaturas cada um.

O prazo de entrega dos navios são 580 dias para o primeiro e 670 dias para o segundo, a contar da data de assinatura do contrato com o estaleiro que for escolhido, disse hoje a secretária regional Adjunta da Presidência.

A secretária regional Adjunta da Presidência, Isabel Rodrigues, sublinhou hoje, em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada, onde apresentou as conclusões do Conselho do Governo dos Açores, que se reuniu na sexta-feira, que "um procedimento público de aquisição de bens e serviços pode ser sujeito a um conjunto de vicissitudes", como aconteceu, aliás, no primeiro concurso para a compra destes barcos, que foi anulado depois de nenhuma das candidaturas apresentadas cumprir com as exigências da Atlanticoline a nível da documentação.

Assim, desta vez, será lançado "um procedimento com prévia qualificação", para permitir a avaliação "técnica" dos interessados e das suas propostas, explicou.

Por causa disso, Isabel Rodrigues escusou-se a estimar quando é que a região poderá ter os barcos a operar.

A 26 de setembro, a Atlanticoline anunciou que tinha decidido anular o concurso internacional para a construção dos dois navios, que havia lançado em fevereiro.

O presidente da empresa, Carlos Reis, explicou nesse dia que nenhum dos estaleiros candidatos à construção dos barcos reuniu "todas as exigências do caderno de encargos", nomeadamente a nível da "documentação", de que a Atlanticoline não prescinde, por querer garantir máxima "segurança" neste processo, depois da "má experiência" com o "Atlântida", encomendado aos estaleiros de Viana do Castelo, justamente para fazer o transporte de passageiros a que se destinam estes barcos agora a concurso, e depois recusado.

Um estaleiro norueguês e dois espanhóis apresentaram candidaturas ao concurso anterior, mas Carlos Reis manifestou confiança em que agora surjam outras, garantindo que recebeu "informações" de mais estaleiros, quando lançou o primeiro concurso, de que estavam interessados em construir os navios, mas não tinham "disponibilidade de espaço" naquele momento por estarem envolvidos noutros projetos o que, entretanto, pode ter mudado.

No mesmo dia, Carlos Reis disse que se o novo concurso decorrer com normalidade, a empresa poderá começar a usar os novos navios em 2017, deixando assim de alugar barcos para os meses da primavera e verão, como acontece atualmente.

MP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.