CMVM levanta suspensão das acções da PT SGPS em bolsa

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 nov (Lusa) - O Conselho Diretivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) levantou a suspensão da negociação das ações da Portugal Telecom SGPSP em bolsa, anunciou hoje o regulador.

As ações da PT SGPS, que detém a dívida de quase 900 milhões de euros da Rioforte, do Grupo Espírito Santo (GES), entretanto falida, e 25% da operadora brasileira Oi, estavam suspensas desde o início da sessão, um dia depois da empresária angolana Isabel Santos ter anunciado uma oferta de compra sobre a empresa.

As ações tinham sido suspensas para "permitir aos investidores a análise dos comunicados divulgados ao mercado sobre a sociedade emitente", explicou o regulador do mercado hoje de manhã.

A empresa de Isabel dos Santos Terra Peregrin - Participações SGPS anunciou no domingo o lançamento de uma Oferta Pública geral e voluntária de aquisição sobre a PT SGPS, oferecendo 1,35 euros por ação, avaliada em 1,21 mil milhões de euros.

A administração da Portugal Telecom SGPS tem oito dias corridos para se pronunciar sobre a oferta, enquanto a Terra Peregrin tem 20 dias corridos para enviar à CMVM o pedido de registo da oferta de aquisição sobre a PT SGPS.

Depois de receber o pedido de registo, a CMVM tem depois oito dias corridos para o conceder ou recusar, prazo que pode ser interrompido se tiver solicitado a prestação de informações complementares.

ALU/JMG/PMC (CSJ/SP) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.