Fenprof quer conhecer e desconfia de processo de municipalização do ensino

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 nov (Lusa) -- A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) exigiu hoje que seja tornado público e discutido o processo de municipalização do ensino, e disse não aceitar que a gestão de professores e questões pedagógicas passem para alçada das autarquias.

Uma proposta de municipalização está a decorrer com algumas autarquias para que em janeiro sejam transferidas para as mesmas quase todas as responsabilidades sobre a educação, mas a estrutura sindical avisou hoje que não é admissível que domínios de ordem pedagógica e gestão de docentes passem também para os municípios.

Todo o processo, disse o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, em conferência de imprensa, está envolvido em grande secretismo, que nem os professores das autarquias envolvidas (como Famalicão, Matosinhos, Oliveira de Azeméis ou Águeda) conhecem.

O processo não pode ser "uma negociata", o que queremos "é o esclarecimento completo dos professores", disse Mário Nogueira, afirmando que os contratos do Ministério da Educação preveem que a autarquia receba uma verba por cada professor que afaste, que poderá ser de 13.750 euros por cada caso.

Sempre dizendo que não está a por em causa o papel dos municípios em termos de Educação, o sindicalista alertou que o processo que atualmente decorre "pode ser um primeiro passo para a privatização" e "é mais um passo para a desresponsabilização do poder central" no Ensino.

"Este processo não é sério, porque se fosse sério não era discutido nem negociado em segredo", disse Mário Nogueira no fim de dois dias de reunião do secretariado nacional da Fenprof.

Na reunião os professores debateram também o orçamento do Estado para a Educação, salientando Mário Nogueira que, com os cortes de 730 milhões de euros previstos, este Governo cortou na legislatura (2011 a 2014) mais de dois milhões de euros ao setor.

E o ministro da Educação apresenta números no Parlamento "para deputado ver" porque a verdade é que houve um desemprego de mais de 15.000 professores, que Portugal é dos países que mais cortou na Educação e onde se gasta menos dinheiro com cada aluno, sendo a ação social escolar também das mais baixas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), segundo Mário Nogueira.

Em relação aos concursos de colocação de professores e toda a polémica que o processo suscitou nos últimos meses (com algumas escolas sem professores durante cerca de 45 dias) o sindicalista disse aos jornalistas que a Fenprof não reconhece a comissão criada para analisar as indemnizações a professores lesados, que "não tem legitimidade", e que não vai retirar os processos que foram postos em tribunal.

Em relação aos atrasos decorrentes das faltas de professores, a Fenprof, disse também Mário Nogueira, vai propor a anulação dos exames do ensino básico, para que o tempo que é gasto em exames seja aproveitado em aulas, algo que não se pode aplicar ao ensino secundário. Sobre esse, disse, a Fenprof está à espera do que irá anunciar o Ministério da Educação.

FP//GC.

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.