Resende gemina-se com cidade homónima do Brasil

| Norte
Porto Canal / Agências

Resende, 22 jul (Lusa) - O concelho de Resende assinou um protocolo de geminação com uma cidade brasileira com o mesmo nome, de forma a promover a cooperação entre os dois municípios, disse hoje fonte da câmara municipal.

Para o presidente da Câmara de Resende, António Borges, esta pode ser "uma grande oportunidade" para o concelho a que preside, já que a cidade brasileira possui o sexto PIB [Produto Interno Bruto] "per capita" do país.

"Poderão abrir-se janelas de oportunidades no campo cultural e na área do investimento ou processo de trocas comerciais", alegou, acrescentado que terão "muito mais a receber do que a dar".

O autarca de Resende sublinhou a ligação que o concelho do norte do distrito de Viseu tem com a cidade brasileira, que até festeja o feriado municipal no mesmo dia: 29 de setembro.

"Em tempos, muita gente de Resende foi para o Brasil, onde se afirmou nos domínios empresarial e dos transportes. Receberam muita influência nossa, daí fazer todo o sentido esta ligação que assinala todo um rasto histórico de união", apontou.

O executivo camarário e a Assembleia Municipal de Resende deliberaram aprovar a assinatura de um protocolo de geminação com a Prefeitura Municipal de Resende, no Brasil, destinado a "promover a cooperação entre os dois municípios, no estreitamento de laços de amizade entre as duas autarquias e respetivas populações".

De acordo com a Câmara de Resende, os projetos de cooperação a empreender enquadram-se prioritariamente nas áreas da administração municipal, formação profissional e promoção social e cultural.

A iniciativa de assinar o protocolo de geminação teve em consideração "as afinidades históricas, linguísticas e culturais entre a República de Portugal e a República Federativa do Brasil, fruto de uma vivência comum de 500 anos".

A cidade brasileira de Resende é atualmente uma das mais importantes do estado do Rio de Janeiro: possui uma área de 1.116,2 km2, distribuída por sete distritos, contando com uma população que ultrapassa os 100 mil habitantes.

Esta é a segunda geminação do município de Resende, que já tem laços de cooperação com a cidade de Boavista, em Cabo Verde.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).