Info

Paredes de Coura lança residências artísticas para jovens dedicadas ao rock

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Paredes de Coura, 06 nov (Lusa) - A Câmara de Paredes de Coura vai lançar em dezembro, durante a pausa letiva do Natal, uma residência artística dedicada ao rock e destinada a jovens entre dos 14 aos 18 anos, revelou hoje à Lusa o autarca local.

"É um projeto que nasce com o objetivo de ocupar as férias dos jovens de forma lúdica, pedagógica e artística. Se queremos uma sociedade com futuro temos que investir nos jovens e nos seus anseios mas de forma séria", afirmou Vítor Paulo Pereira.

A Escola do Rock vai decorrer de 17 a 21 de dezembro, durante as férias de Natal do calendário escolar 2014-2015 e é aberta a jovens de todo o país. As inscrições abrem domingo, limitadas a 30 participantes.

Durante cinco dias terão formação intensiva, experimentação e partilha, que culminarão com a produção e gravação de um álbum e com a apresentação de um espetáculo final no centro cultural da vila.

O autarca socialista adiantou que o projeto "faz todo o sentido" num concelho que é palco, todos os verões, de um dos maiores festivais de música do país.

"Naturalmente que temos que aproveitar este pulsar e essa dinâmica artística", sublinhou, adiantando que a dinamização económica e social do concelho é também uma das apostas do projeto.

"Atrás dos jovens que vêm para a Escola do Rock vêm os pais. Isso vai ajudar a criar uma dinâmica económica e social. Teremos uma vila com gente, com vida e mais criativa e é isso que queremos para o futuro do concelho", disse.

O município vai investir cerca de 20 mil euros no projeto além do apoio logístico, disponibilizando os equipamentos municipais para alojamento e refeições.

Vítor Paulo Pereira adiantou que este é um projeto com "continuidade" estando previsto a sua realização noutros períodos de férias escolares.

Segundo o diretor artístico, Nuno Lopes, do Space Ensemble, a Escola do Rock permitirá a um conjunto de jovens provenientes de todo o país, desenvolver competências musicais e criativas, em especial na área da música rock.

"É um projeto dirigido a jovens que tenham a música como um "hobbie" ou aos que estejam até a pensar numa carreira na música. Com este projeto vão poder conviver com novos músicos e contatar com músicos experimentes", explicou.

Em paralelo, e para o público em geral decorrerão concertos de bandas já reconhecidas no panorama nacional, como os The Glockenwise ou The Lazy Faithful, demonstrações de instrumentos, 'workshops' de produção musical com Stereoboy e Soundmaker e sessões de cinema alusivas ao tema, num ciclo concebido em parceria com o Canal180.

A 08 dezembro serão divulgados os 30 participantes que serão escolhidos por um júri constituído por elementos da Câmara Municipal e do Space Ensemble.

O preço de participação é de 50 euros, dando acesso a todo o programa de formação, assim como a todas as atividades paralelas. Para quem precisar de com estadia e alimentação, o preço é de 100 euros.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Canta-me Estórias - Dealema

Uma viagem ao mundo de uma banda que está junta há um quarto de século e partilha a paixão pelo Hip-Hop.

Moradores de Miragaia pagam para estacionar mas nunca têm lugar

Vários moradores da zona de Miragaia, no Porto, estão revoltados porque pagam para ter um dístico exclusivo para residentes mas não conseguem estacionar as viaturas, é que os lugares estão sempre ocupados por 'gente de fora'. A autarquia reconhece que é um problema que tem de ser resolvido.

Obras da marginal da Foz do Porto reduzem tamanho das faixas a ponto de não caberem autocarros

As obras na marginal da Foz, no Porto, estão a gerar polémica. É que a ciclovia deixou o passeio e passou para a estrada, o que obrigou a reduzir o tamanho das faixas. Os moradores queixam-se da falta de segurança depois da intervenção.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.