Câmara de Olhão vai apresentar proposta à Refer após fecho de passagem de nível

| País
Porto Canal / Agências

Olhão, 05 nov (Lusa) - A Câmara de Olhão anunciou hoje ter acordado com a Rede Ferroviária Nacional (Refer) a apresentação de uma alternativa à passagem inferior que passou a ser usada há um mês, após a extinção de uma passagem de nível pedonal.

Em comunicado, a autarquia adianta que irá propor à Refer uma solução "economicamente racional" para a construção de uma nova passagem desnivelada, obra que será suportada pela empresa, depois de a vedação colocada na passagem de nível desativada ter sido vandalizada.

A passagem de nível para peões em causa, entre a Avenida Dr. Bernardino da Silva e a Avenida da República, foi encerrada a 30 de setembro e a medida foi contestada pela autarquia e pela junta de freguesia de Olhão, que alegaram que a passagem inferior que passou a ser usada como alternativa é de difícil travessia, além de correr também o risco de inundar, no inverno.

Na ocasião, a Refer alegou um aumento do risco para os utilizadores com o novo modelo de sinalização ferroviária, que entrou recentemente em vigor e que permite aos comboios circularem a maior velocidade, além do facto de a lei ditar o encerramento todas as passagens pedonais em locais com passagens alternativas desniveladas a menos de 700 metros.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Olhão, António Pina, afirmou que estão em cima da mesa pelo menos duas alternativas, cujo esboço estima que deverá estar "rapidamente" concretizado, acrescentando que quer submeter o assunto a consulta pública.

"Primeiro queremos ouvir os órgãos autárquicos eleitos e a população, abrindo um período de discussão pública", afirmou, sublinhando que a solução encontrada "não favorece os olhaneneses" e que é preciso avançar para outra alternativa.

Depois de encerrada, a passagem de nível foi vandalizada e reaberta, obrigando a Refer a fazer novas intervenções no local, para suprimir completamente a hipótese de passagem de peões.

No final de outubro, a Refer anunciou a conclusão dos trabalhos relativos à empreitada de sinalização eletrónica, controle de velocidade e telecomunicações no troço Olhão -- Vila Real de Santo António.

MAD // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".