Lopetegui quer FC Porto forte e sem pensar em contas em Bilbau

| FC Porto
Porto Canal

O treinador do FC Porto prefere evitar antecipar "qualquer tipo de contas" no grupo H da Liga dos Campeões de futebol, optando "apenas" por concentrar-se no próximo obstáculo, o Athletic Bilbau, na quarta-feira, em Espanha.

"Não fazemos qualquer tipo de contas, porque precisamos fazer um bom jogo em San Mamés. Fazer contas em nada nos vai ajudar no encontro. Temos de nos concentrar apenas no desafio, frente a uma grande equipa", vincou o espanhol Julen Lopetegui, sendo que um triunfo poderá "selar" já o apuramento, caso o Shakhtar Donetsk vença em casa o BATE Borisov.

Os cuidados de Lopetegui são reforçados pelo facto de o rival ter, "sem dúvida, evoluído" em relação ao desafio de há duas semanas no Porto - triunfo 2-1 do "dragão" -, até porque "as vitórias ajudam sempre", referindo-se aos êxitos por 1-0, em Almeria e em casa sobre o Sevilha, que levaram os bascos da zona de descida ao 11.º lugar.

"O Athletic foi uma grande equipa no Dragão e também contra o Sevilha, pelo que, na quarta-feira, não vai ser diferente", advertiu.

A baixa do internacional espanhol Aritz Aduriz no rival foi desvalorizada: "Se não alinhar, outro jogará. No Dragão, o Guillermo esteve muito bem e certamente que o Athletic será uma equipa competitiva e a ausência vai ser bem suprida".

Lopetegui continua a achar que os seus compatriotas são "o mais forte rival" do grupo H, considerando que pode "dar muitas respostas" a qualquer tipo de jogo.

O facto de o conjunto de Ernesto Valverde ter somado apenas um ponto - o FC Porto lidera com sete em três jogos, seguido por Shakhtar Donetsk, com cinco, e BATE Borisov, com três --, não traduz o valor do rival, "num grupo com muita igualdade, duro e no qual é preciso estar muito bem a cada jogo".

"Estamos bem. A crescer e a conseguir bons resultados. O que conseguirmos será pelo que fizermos em campo, onde teremos a sã intenção de ser protagonistas", completou, assumindo que o seu FC Porto "não é uma equipa de surpresas".

Lopetegui diz que os seus pupilos têm ainda "muito por fazer", destacando a sua juventude e a vontade de "crescer a competir em todas as frentes, com toda a humildade do mundo, mas também com a maior das ambições".

A concluir, referiu-se ao estádio San Mamés como um lugar "especial, com público respeitador e entendido" no futebol.

O jogo, agendado para as 19:45 (horas de Lisboa), será dirigido pelo árbitro alemão Felix Brych.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.