Juntos por Braga quer criar pelouro de "ligação" às universidades

| Política
Porto Canal / Agências

Braga, 20 jul (Lusa) - O coligação Juntos por Braga quer "criar" um pelouro na Câmara Municipal de Braga que faça a "ligação" às universidades do município, de forma a "incorporar" o conhecimento produzido nas salas de aula nas políticas municipais.

Em declarações à agência Lusa, esta tarde, à margem de um arraial minhoto organizado pela coligação que junta PPD-PSD/ CDS-PP e PPM, o líder da coligação, Ricardo Rio, apontou a Universidade do Minho e a Universidade Católica como "parceiras essenciais", na gestão do município.

Segundo Rio, uma "efetiva" colaboração com aquelas entidades terá "impacto" nos níveis de empregabilidade do concelho, em políticas ambientais, urbanistas, culturais e "muitas outras" áreas.

"É essencial que as duas universidades no município e a autarquia estabeleçam uma relação que obedeça a uma lógica de proximidade e de parceria na gestão do município e não, como no passado, esta ideia se fique por uma mera intenção", afirmou Rio.

Para o candidato à sucessão do socialista Mesquita Machado, "com a ajuda das universidades é possível desenvolver, em conjunto, formas e técnicas de reabilitação urbana, de animação económica, de preservação ambiental, criar minilaboratórios na cidade, criando soluções inovadoras em todas estas áreas".

Por isso, Rio anunciou a criação de uma nova valência no executivo municipal.

"Queremos criar um novo pelouro que em cada projeto da autarquia faça a ligação com a universidade, de forma a criar sinergias e a dar o fundamento técnico produzido nas universidades à concretização de medidas políticas, urbanísticas, ambientais, entre muitas outras", revelou.

No entanto, disse, "é preciso ter em conta que o município não pode ficar condicionado por esse conhecimento em termos de políticas municipais, pelo que esta relação tem de ser encarada numa ótica de parceria".

Com esta proximidade, afirmou Ricardo Rio, "também se pretende reforçar os níveis de empregabilidade das instituições e fixar quem ali se formou na cidade, de forma a fixar cada vez mais conhecimento em Braga".

Ricardo Rio explicou ainda a "linha de colaboração" com as universidades, com a possibilidade de "conhecer as ideias, ambições, inquietações e dificuldades" dos estudantes.

"Fizemos algo inédito. Reunimos com todas as associações de estudantes das universidades porque só com um diálogo direto com os dirigentes académicos podemos realmente saber o que os nossos estudantes pensam", disse.

Destas "conversas", adiantou, "saíram ideias, sugestões e alguns alertas que vão ser incluídos no programa eleitoral da coligação".

Rio enfrenta, nas eleições autárquicas de 29 de setembro, Vítor Sousa, pelo PS, Carlos Almeida, pela CDU, e Inês Barbosa, cabeça de lista da candidatura independente "Cidadania em Movimento".

JYCR// MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.