PS acusa PSD de querer manter "desastre nacional"

PS acusa PSD de querer manter "desastre nacional"
| Política
Porto Canal / Agências

O dirigente socialista Alberto Martins responsabilizou o PSD pelo fracasso das negociações para um acordo de "salvação nacional", acusando os sociais-democratas de "desastre de análise política", "falta de realismo" e de quererem "continuar tudo na mesma".

"Estas negociações são umas negociações que se concluíram desta forma porque o governo quer continuar na mesma e continuar na mesma para nós é um desastre nacional", afirmou o socialista que presidiu às negociações para um acordo de salvação nacional, pedido pelo Presidente da República.

Alberto Martins, que falava à margem de uma ação de campanha do PS em Matosinhos, explicou que o PS apresentou propostas "para um novo rumo para Portugal" na mesa de negociações, mas que "o PSD quer continuar tudo na mesma".

"Os portugueses só podem responsabilizar o PSD por estes dois anos de desastre, o PS queria sair disto, o presidente da República também queria sair disto. O PSD não quer, quer continuar onde está", assinalou.

Para o dirigente socialista "isto é um desastre de análise política, os portugueses olham-se ao espelho e veem que estas pessoas não têm consciência da realidade".

"O que é preciso é um novo rumo, era esse novo rumo que o Presidente da República nos apelava", defendeu.

Confrontado pelos jornalistas com as declarações do coordenador da direção nacional social-democrata, Jorge Moreira da Silva, que hoje disse que o PSD estava de "consciência absolutamente tranquila" quanto ao seu empenho no processo, Alberto Martins respondeu que "o PS esteve nestas negociações por impulso do senhor Presidente e com o objetivo de garantir as melhores soluções para os portugueses".

"Ficamos muito surpreendidos com a declaração do PSD quando o PSD nos diz que o governo cumpriu com êxito dois anos de programa de ajustamento e que o país está numa situação de evolução positiva. Ora, não sabemos de que país é que o PSD está a falar", destacou.

Alberto Martins, que participou nas conversações com PSD e CDS, esclareceu ainda que as propostas socialistas levadas à mesa das negociações "eram o propósito de mudar Portugal, eram o propósito de maior crescimento, maior emprego, políticas públicas aos mais diversos níveis", mas "nesse caso o governo não deu resposta".

"O que existe é um falhanço do governo, o que existe é a falta de realismo de um governo que ao fim de dois anos e depois deste desastre político, social, cultural, cívico e de pobreza de Portugal ainda fala assim", acusou.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.