Recapturados reclusos que fugiram de prisão de Leiria

Recapturados reclusos que fugiram de prisão de Leiria
| País
Porto Canal

Os dois reclusos que se evadiram do Estabelecimento Prisional de Leiria no domingo foram hoje recapturados, disse à agência Lusa a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

"A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais informa que foram recapturados, ao princípio da tarde de hoje, por elementos da Guarda Nacional Republicana e do Corpo da Guarda Prisional os dois reclusos que ontem [domingo], ao final da tarde, se haviam evadido do Estabelecimento Prisional de Leiria", informa uma nota desta entidade, que não indica o local, nem as circunstâncias da recaptura.

Fonte da GNR disse à Lusa que a recaptura foi realizada pelo comando territorial de Aveiro da GNR.

Hoje de manhã, esta direção-geral anunciou a instauração de um inquérito para apurar as circunstâncias que permitiram, no domingo, a fuga dos dois reclusos.

Segundo informação remetida à Lusa, aquela direção-geral refere que foi "mandado instaurar um processo de inquérito a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção, que é coordenado por magistrado do Ministério Público, para apurar as circunstâncias da ocorrência".

A mesma nota explica que "a evasão ocorreu a partir do espaço celular e os reclusos, com 24 e 23 anos, encontram-se condenados por diversos crimes patrimoniais (furto, furto qualificado, roubo e condução de veículo sem habilitação legal), a penas que totalizam, respetivamente, 12 e 10 anos".

A direção-geral esclarece ainda que "esta é a quarta evasão (uma delas ocorreu a partir de instituição de saúde não prisional) verificada no decurso deste ano no sistema prisional, estando unicamente por recapturar os dois evadidos de ontem [domingo]".

Esta entidade garante ainda que o Estabelecimento Prisional de Leiria "está com uma ocupação aquém da sua capacidade de acolhimento".

Segundo a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, "como sucede em situações similares, a ocorrência foi de imediato comunicada à PSP e à GNR".

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".