Fuga de dois reclusos de prisão de Leiria vai ser alvo de inquérito

Fuga de dois reclusos de prisão de Leiria vai ser alvo de inquérito
| País
Porto Canal

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais anunciou hoje a instauração de um inquérito para apurar as circunstâncias que permitiram, no domingo, a fuga de dois reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria.

Numa nota enviada à agência Lusa, aquela direção-geral informa que foi "mandado instaurar um processo de inquérito a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção, que é coordenado por magistrado do Ministério Público, para apurar as circunstâncias da ocorrência".

A mesma nota explica que "a evasão ocorreu a partir do espaço celular e os reclusos, com 24 e 23 anos, encontram-se condenados por diversos crimes patrimoniais (furto, furto qualificado, roubo e condução de veículo sem habilitação legal), a penas que totalizam, respetivamente, 12 e 10 anos".

A direção-geral esclarece que "esta é a quarta evasão (uma delas ocorreu a partir de instituição de saúde não prisional) verificada no decurso deste ano no sistema prisional, estando unicamente por recapturar os dois evadidos de ontem [domingo]".

Esta entidade garante ainda que o Estabelecimento Prisional de Leiria "está com uma ocupação aquém da sua capacidade de acolhimento".

Segundo a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, "como sucede em situações similares, a ocorrência foi de imediato comunicada à PSP e à GNR, estando a envidar-se todos os esforços para a recaptura dos dois evadidos".

O alerta para a fuga chegou ao Comando Territorial de Leiria da PSP pelas 18:35 de domingo, disse à Lusa fonte policial, explicando que após a comunicação por parte do estabelecimento, também conhecido como ex-prisão-escola, foi montado "um dispositivo policial em conjunto com os serviços prisionais".

"Todo o dispositivo foi informado da situação", referiu a mesma fonte da PSP, adiantando que se continua "a tentar localizar e recapturar" os foragidos.

Fonte da GNR de Leiria acrescentou que "todas as patrulhas da região de Leiria estão a trabalhar" no mesmo sentido.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.