Câmara de Tondela com 25 milhões de euros para 2015

| País
Porto Canal / Agências

Tondela, 03 nov (Lusa) - A proposta de orçamento do município de Tondela para 2015 - no valor de cerca de 25 milhões de euros - foi aprovada em reunião do executivo, apesar da falta e da abstenção dos vereadores da oposição.

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, apresentou na sexta-feira a proposta de orçamento para o próximo ano, no valor de 25 milhões de euros, ficando "um pouco aquém" do orçamento em vigor de 25,4 milhões de euros.

A proposta de orçamento recebeu os cinco votos a favor do PSD e contou com a abstenção do vereador socialista, para além de não ter votado a vereadora socialista que faltou à reunião.

Na opinião do autarca de Tondela, a proposta de orçamento para 2015 é ligeiramente mais curta que no ano anterior, embora se trate de "uma redução muito pouco significativa" e está "devidamente preparada para acomodar candidaturas ao próximo Quadro Comunitário".

"O orçamento apresentado é muito realista, exigente e espelha o rigor e equilíbrio orçamental que têm norteado as decisões económico-financeiras deste executivo. Aposta forte nas áreas sociais e educativas e na promoção do desenvolvimento económico", acrescentou.

José António Jesus sublinhou que para o domínio da educação vai uma parcela de 10 por cento do valor total do orçamento, ou seja, cerca de 2,5 milhões de euros.

"A maior fatia diz respeito a custos relativos aos transportes escolares, fator de diferenciação que o município continuará a promover e que acarreta a criação de circuitos especiais para o transporte escolar dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, situação que resulta do contínuo reordenamento da rede escolar e do ajustamento das taxas de natalidade das freguesias suburbanas e rurais, aumentado, assim, as respostas de proximidade e os padrões de qualidade elevados", esclareceu.

O autarca apontou que a proposta de orçamento para 2015 sustenta ainda "uma matriz de novas áreas de investimento, em particular na promoção do desenvolvimento económico, considerando as futuras candidaturas aos fundos comunitários".

"A atração de investimentos, a promoção do empreendedorismo e a valorização dos recursos locais, encontram-se espelhados nas Opções de Plano e Orçamento. Também se perspetivam, num futuro próximo, importantes investimentos na área do Turismo e do Termalismo", referiu.

Destaque ainda para os investimentos na valorização ambiental, "reforçando a forte aposta nos sistemas de recolha de tratamento de resíduos e de drenagem e tratamento de águas residuais domésticas".

Em declarações à Lusa, o vereador do PS, Cílio Correia, explicou que optou por não ter uma atitude obstrutiva em relação à proposta de orçamento para o próximo ano, abstendo-se na hora da votação.

"Da parte do PS, não há propriamente uma oposição frontal ao orçamento de 2015, mas a consideração de que não reflete todo o quadro estratégico de desenvolvimento", justificou.

Segundo o vereador da oposição, as indefinições relativas ao Quadro Comunitário 2020 vão obrigar a adaptações do orçamento de 2015, consoante o que for sendo definido.

"Já que não temos pelouros, não somos interventivos e não queremos vincular-nos ou obstruir este orçamento", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".