Souto Moura assina centro sefardita de Bragança

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 19 jul (Lusa) -- A cidade de Bragança vai ter no próximo verão um novo espaço cultural com a história da cultura sefardita do Nordeste Transmontano projetado pelo arquiteto Souto Mouro, anunciou hoje a autarquia local.

O projeto foi apresentado numa cerimónia que serviu para oficializar o protocolo entre Câmara de Bragança e a Rede de Judiarias de Portugal para os conteúdos do Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano.

O espaço foi projetado por Souto Moura, no edifício contíguo do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, também da autoria do arquiteto português distinguido com o prémio Pritzker.

A entrada para os dois espaços culturais será conjunta, segundo explicou hoje o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, sublinhando o "reforço da oferta cultural" da cidade com mais este investimento de 1,2 milhões de euros.

O autarca a credita que esta aposta "engrossará a fileira do turismo" com motivos de interesse para "aqueles que querem conhecer a arquitetura e o grande arquiteto português Souto oura, mas também para a comunidade sefardita espalhada pelo mundo".

O centro terá conteúdos interativos que vão dar a conhecer aos visitantes o que foi a presença sefardita nesta região.

"Ajudará a conhecerem um povo que aqui se fixou, que desenvolveu social e economicamente esta região, que foi inovador, teve de partir daqui em condições adversas e que conseguiu chegar aos lugares mais avançados do mundo e se afirmou", disse, apontando os exemplos dos médicos Jacob de Castro Sarmento e Oróbio de Castro.

Este novo espaço poderá fazer de Bragança "o centro de um futuro roteiro do judaísmo em Trás-os-Montes", adiantou o secretário-geral da Rede de Judiarias de Portugal, Jorge Patrão.

Outros municípios da região estão a desenvolver trabalho com vista à criação de uma rota do judaísmo em Trás-os-Montes e, para Jorge Patrão, este pode se e o início de um projeto mais vasto que ajude a valorizar a herança judaica espalhada pelas aldeias e a própria região.

"Podem despovoar as nossas terras, podem depauperar a economia do Interior do país, podem levar todos os interesses para o litoral, mas há uma coisa que não podem tirar às nossas terras, que é a sua história e a sua identidade", considerou.

HFI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Condutor despista-se durante fuga policial e tenta fugir a pé em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. Ao perceber a presença dos agentes da polícia, o jovem fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.