TAP realiza 135 voos na greve de sábado mas há 2.500 passageiros 'em risco'

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 out (Lusa) -- A TAP vai assegurar 135 do total de 291 voos previstos para sábado, o segundo dia de greve dos tripulantes de cabine, existindo ainda 2.500 passageiros com reservas por resolver, disse fonte oficial da companhia aérea à Lusa.

Os 135 voos que vão realizar-se no sábado serão assegurados pelos "serviços mínimos" decretados pelo Conselho Económico e Social (CES), pelos voos operados pela Portugália, pelos voos que regressam à base e outros, cujo horário de partida é alterado para fora do período da greve, indicou fonte da transportadora.

"A este número acrescentar-se-ão os voos que vierem a ser realizados por tripulantes que se apresentem a trabalhar", disse.

No que respeita aos passageiros, a TAP tinha 30 mil reservas para sábado, tendo "grande parte destas sido transferidas para outros voos em resultado dos contatos estabelecidos pela TAP e pelos agentes de viagens".

Relativamente aos passageiros confirmados nos voos cuja realização está já garantida, fonte da companhia referiu que "falta apenas resolver a situação de 2.500 passageiros cujo contato não foi possível estabelecer".

No entanto, "estas situações serão resolvidas durante o dia de sábado, à medida que os passageiros se apresentarem nos diversos aeroportos, onde a companhia terá equipas reforçadas".

A greve, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), filiado na UGT, está repartida em dois períodos: o primeiro começou entre as 00:00 e as 23:59 de quinta-feira passada e continua no sábado (30 de outubro e 01 de novembro), e o segundo será a 30 de novembro e 02 de dezembro.

No primeiro dia de paralisação, a TAP cancelou quase metade dos voos devido à greve dos tripulantes de cabine da transportadora, mas sem grandes aglomerações de passageiros nos aeroportos porque a empresa garante ter conseguido avisar a maioria dos afetados.

Nesse dia, realizaram-se 175 dos 320 voos previstos, o que corresponde a 145 voos cancelados devido à paralisação.

O dirigente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) Nuno Fonseca disse à Lusa que a greve de quinta-feira teve "uma grande adesão", totalizando, em termos globais, os 90%.

SMS (RRA/JNM) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.