Mealhada aprova por unanimidade orçamento para 2015 de 15,7 milhões de euros

| País
Porto Canal / Agências

Mealhada, 31 out (Lusa) -- A Câmara da Mealhada aprovou hoje, por unanimidade, o orçamento para 2015, no valor global de 15,7 milhões de euros, menos cerca de 1,5 milhões de euros que o orçamento deste ano.

O orçamento para 2015 "tem em conta a situação económica, financeira e social do país", preocupando-se, por isso, em promover "um conjunto de medidas de apoio às famílias e às empresas do concelho, nomeadamente no alívio da carga fiscal", sublinha uma nota da autarquia.

O documento, que inclui, pela primeira vez, 11 projetos que resultaram de um orçamento participativo, também se distingue por "um conjunto alargado de investimentos", entre os quais o Centro Escolar da Mealhada, a construção do mercado municipal, também na cidade, a reabilitação do mercado da vila de Pampilhosa e o novo edifício da Câmara Municipal, refere a mesma nota.

Trata-se de "um orçamento virado para a população, que se preocupa com o apoio às famílias e às empresas do concelho, aliviando a sua carga fiscal, mas que se centra também em investimentos de importância estratégica para o município, em áreas como a educação, a ação social, a economia, a área empresarial e a requalificação urbanística", sustenta a Câmara.

De acordo com o documento hoje aprovado, o IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) será fixado, em 2015, na sua taxa mínima (0,3%,), sendo devolvidos aos contribuintes do concelho 05% de participação variável de IRS (Imposto sobre Rendimentos Singulares).

A isenção da Taxa de Ocupação do Subsolo prolongar-se-á até 2017, de modo a diminuir "os valores das faturas de gás natural dos residentes no município", salienta o documento.

Estas e outras medidas, que implicam, "necessariamente, uma diminuição da receita", só são possíveis devido a "uma política de gestão rigorosa", sustenta o presidente da Câmara, Rui Marqueiro, assegurando que se manterão investimentos assumidos no início do mandato, "sem comprometer a estabilidade financeira da autarquia".

Rui Marqueiro recorda que o município "vai ter de suportar o FAM [Fundo de Apoio Municipal] com um valor de 93 mil euros".

O executivo municipal da Mealhada é constituído por quatro eleitos do PS e três da 'Juntos pelo Concelho da Mealhada', coligação formada pelo PSD, CDS-PP, MPT e PPM.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".